São Paulo, sexta-feira, 30 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍCIA

Parente da namorada dele é acusado de planejar roubo que resultou no assassinato; duas pessoas estão foragidas

Preso segundo suspeito da morte de suíço

DO "AGORA"

A polícia está perto esclarecer o caso do engenheiro suíço Andre Denis Matthey, 61, assassinado com quatro tiros ao chegar à casa da namorada brasileira, na Vila Gumercindo (zona sul), na segunda-feira.
Além de Eric Bento dos Santos, 19, preso na terça após dar entrada baleado em um hospital, a polícia deteve ontem o segundo suspeito -um estudante sobrinho da irmã da namorada do suíço. A prisão ocorreu na zona sul, próximo ao local do crime. O nome dele não foi divulgado.
A polícia diz que ambos confessaram envolvimento, mas a autoria dos disparos ainda não foi confirmada. Procura-se ainda outros dois suspeitos -um amigo do parente da vítima detido e um menor. À exceção deste, a prisão temporária de todos já foi decretada.
A idéia do assalto teria sido do parente da namorada da vítima. Em visitas à casa onde o casal passava uma temporada de férias, ele notou as várias compras e imaginou que os dois teriam euros. Foi descartado qualquer envolvimento da namorada.
No dia do crime, a vítima chegava à casa, quando foi abordada pelos bandidos na garagem. O engenheiro suíço teria sido morto por não falar português -fato que teria irritado o bando.
Vizinhos e parentes correram à garagem e encontraram Matthey caído ao lado do carro. Ele foi levado ao do Hospital São Paulo, onde morreu.
Na calçada em frente à casa, os investigadores encontraram sangue que seria de um dos criminosos e, ao realizar buscas nos prontos-socorros, prenderam o suspeito Eric Bento dos Santos.
A polícia recolheu as amostras de sangue do suspeito, que serão comparadas com as coletadas no local do crime.
A namorada de Matthey, Ironi dos Santos, 34, é auxiliar de departamento e trabalha na Suíça. Ela namorava o engenheiro havia dez meses. Segundo a família dela, o casal estava no Brasil havia 15 dias e voltaria para a Europa na segunda-feira.
Matthey estava no Brasil a trabalho, pois desenvolvia o projeto de uma fábrica de autopeças em Joinville (SC). Ele era divorciado e vivia na cidade de Lausanne.

Suspeito
Contatada pela polícia, a família do terceiro suspeito do crime -o amigo do mentor do assalto- informou que o estudante deve se entregar.
Ele teria sido convencido pelo amigo a participar do roubo que resultou na morte do engenheiro, que passava as férias no país. A polícia acredita que ele tenha usado seu próprio carro no crime.
O sobrinho da namorada da vítima e o amigo dele são estudantes de classe média. Os outros dois suspeitos, Eric Bento dos Santos, 19, e um adolescente são moradores da favela Alba (zona sul).
Os amigos teriam entrado em contato com eles para que ajudassem no assalto. O assassinato teria sido um "acidente de percurso".


Texto Anterior: Poeta Geraldo Rodrigues morre
Próximo Texto: Justiça: Decisão sobre morte de menina deve sair hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.