São Paulo, sábado, 30 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nš de centros supera o de universidades

DA SUCURSAL DO RIO

Pela primeira vez desde que foram criados, o número de centros universitários privados ultrapassou o de universidades particulares no país. De 1999 a 2005, esses centros tiveram crescimento de 172%, passando de 39 para 106. O número de universidades privadas, no entanto, cresceu apenas 4%, de 83 para 86.
Os centros universitários foram regulamentados por um decreto presidencial de 1997. Sua diferença em relação às universidades é que eles têm menos exigência de investimento em pesquisa e podem ter um percentual menor de professores com titulação e com regime de dedicação exclusiva.
Eles têm, no entanto, mais autonomia para abrir cursos sem prévia autorização do MEC em comparação com as faculdades.
Pelas regras atuais -que podem ser modificadas pela reforma universitária- as universidades, que também gozam de mais autonomia para abrir cursos em comparação às faculdades, têm que manter ao menos um terço do seu corpo docente em regime de dedicação exclusiva e com titulação de mestre ou doutor.
Como esse regime exige que o professor só permaneça em sala de aula durante metade de sua carga de trabalho, ele acaba saindo mais caro para a instituição.
Para Eduardo Storópoli, presidente da Associação Nacional dos Centros Universitários, o crescimento do número de centros universitários não responde apenas a uma lógica de mercado.
"Vários desses pedidos de transformação em centros e de criação de novas instituições foram apresentados no governo passado, e o atual, positivamente, respeitou o direito dessas instituições de terem seu pleito analisado. Mas não são apenas razões econômicas que levam à criação do centro. Hoje, essas instituições são as únicas a terem passado por processo de recredenciamento, uma prova de que há controle da qualidade", diz Storópoli.
Ele diz ver também com bons olhos a iniciativa do governo federal de, na reforma universitária, deixar mais rigorosos os padrões de qualidade exigidos dos centros e das universidades.


Texto Anterior: Educação superior: Com Lula, ensino privado mantém expansão
Próximo Texto: Reforma dá a aluno da rede pública cota em universidade federal nova
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.