São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 2008

Texto Anterior | Índice

SAÚDE

Após infecção, ES suspende lipo em 7 clínicas e hospitais

DA AGÊNCIA FOLHA

A Secretaria da Saúde do Espírito Santo suspendeu lipoaspirações em sete clínicas e hospitais após um caso de infecção por bactéria.
A contaminação ocorreu em 1º de maio, após uma lipoenxertia (injeção de gordura do próprio corpo para suavizar rugas ou sulcos) feita em clínica particular da região metropolitana de Vitória. A bactéria identificada, segundo o governo, foi a Mycobacterium abscessus do grupo 1, associada, por exemplo, a infecções pulmonares e do coração.
Após a notificação da clínica onde houve a contaminação, a secretaria vistoriou 16 clínicas de cirurgia plástica da Grande Vitória. Identificou resíduos não-determinados em instrumentos cirúrgicos de sete locais, incluindo a primeira clínica. Os nomes das instituições não foram divulgados. Exames estão sendo feitos nos instrumentos para apurar se há focos da micobactéria.
As cirurgias plásticas só poderão ser retomadas nas clínicas após compra de novos equipamentos e apresentação de protocolo de esterilização do material.
A secretaria também anunciou ontem multas de R$ 12,6 mil e R$ 50,7 mil a sete hospitais e uma clínica da Grande Vitória que tiveram surto de infecções por micobactéria em 2007. As instituições podem recorrer.


Texto Anterior: Violência do Rio vem "do ventre", diz Beltrame
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.