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Prefeitura infla dado positivo sobre trânsito
Informação incorreta sobre lentidão no trânsito superdimensionou os ganhos com a restrição à circulação de fretados
Secretaria dos Transportes divulgou queda de 70% na média de congestionamentos na manhã de terça-feira; redução real foi de 30%
Marlene Bergamo/Folha Imagem
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Fila de ônibus na avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini, onde a circulação de fretados foi liberada desde ontem pela prefeitura
EVANDRO SPINELLI
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL
A gestão Gilberto Kassab
(DEM) divulgou dados errados
que inflaram os ganhos no
trânsito após a restrição aos
ônibus fretados implantada
nesta semana em São Paulo.
No balanço oficial feito para
avaliar os efeitos da medida, a
Secretaria Municipal dos
Transportes divulgou ter havido uma redução de 70% na média de congestionamentos anteontem de manhã, das 7h às
8h30, em relação às demais terças-feiras de julho deste ano.
A versão oficial divulgada à
imprensa dizia que a lentidão
caiu de 40 km para 12 km. Na
verdade, a queda foi de 30%
-de 16,4 km para 11,5 km.
A Folha identificou a comparação superdimensionada
por ter acesso a alguns números oficiais mais completos das
medições do trânsito pela CET
(Companhia de Engenharia de
Tráfego) -que a pasta dos
Transportes, comandada por
Alexandre de Moraes, tem se
negado a passar oficialmente.
A Secretaria dos Transportes
admitiu ontem a falha após ser
questionada pela reportagem
-e a atribuiu a um "erro na alimentação da planilha" da CET.
Especialistas consideram
que a avaliação do impacto da
restrição dos fretados no trânsito só é possível de ser feita
após semanas ou até meses de
medição dos congestionamentos, devido às interferências
que podem elevar ou reduzir a
lentidão em dias isolados.
A prefeitura também inflou
outros dados positivos da restrição aos fretados em seu balanço oficial -neste caso, com
estatísticas corretas, mas mudando a metodologia histórica
de comparação adotada para
aferir as médias de lentidão em
horários de pico de trânsito.
O balanço oficial considerou,
para efeito de cálculo do impacto das medidas no período
da manhã, um intervalo de apenas uma hora e meia -das 7h
às 8h30.
A CET sempre usou a variação das 7h às 10h como a hora
de pico da manhã. E os índices
de lentidão começam a subir
justamente a partir das 8h30.
De acordo com a prefeitura, a
restrição aos fretados reduziu
em 11,5% a lentidão média na
cidade na manhã de segunda-feira. A média teria sido de 23
km de lentidão das 7h às 8h30,
contra 26 km da média das demais segundas deste mês.
Porém, segundo os dados
completos da CET, a lentidão
média no horário de pico tradicional (7h às 10h) de segunda-feira foi de 33,6 km, contra 31,3
km das outras segundas-feiras
do mês. Ou seja, na primeiro
dia de restrição dos fretados os
congestionamentos subiram
7,3% pela manhã. Na versão
oficial houve melhora de 11,5%.
No horário de pico da noite
os dados do balanço da prefeitura não apresentam grandes
divergências em relação aos índices oficiais.
No entanto, os índices de
lentidão da noite da última segunda-feira podem ter sido reduzidos artificialmente. Isso
porque a CET não registrou a
lentidão na av. Ricardo Jafet
onde, durante uma hora, usuários de fretados fecharam a via
para protestar contra as medidas. A CET não explicou o porquê disso não ter ocorrido.
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