São Paulo, sexta-feira, 30 de julho de 2010

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Corredor será aberto amanhã após 24 anos

Ligação de ônibus entre Brooklin e Diadema beneficiará 15 mil pessoas

Pista exclusiva para transporte coletivo fica ao lado do canteiro central; carros perderão faixa em alguns trechos

EDUARDO GERAQUE
RICARDO GALLO
DE SÃO PAULO

O corredor de ônibus entre o Brooklin, zona sul de São Paulo, e a cidade de Diadema entra em operação amanhã. A última obra semelhante entregue na cidade foi o corredor do Fura Fila, em 2007.
A ligação vai passar pelo eixo das avenidas Cupecê, Vereador João de Luca, Vicente Ráo e Roque Petroni Jr.
A estimativa é que 15 mil pessoas serão beneficiadas -corredores exclusivos são uma das principais recomendações de especialistas em transporte e trânsito.
Os usuários do transporte coletivo da região, que esperam a obra há 24 anos, quando o corredor começou a ser construído, estão aliviados.
Mas os motoristas que trafegam todos os dias pela área demonstram preocupação.
"Diminuíram a velocidade [de 70 km/h] para 60 km/h. Quando não tem trânsito é ruim", diz a empresária Beatriz de Castro Lima Eiras, que trafegava ontem pela Vicente Ráo. Moradora da área, ela conhece bem o local.
"Corre-se o risco de o corredor daqui ficar igual ao da [avenida] Rebouças."
Com a nova ligação, haverá perda de faixas de rolamento para os carros. No trecho entre as avenidas Cupecê e Santo Amaro, por exemplo, agora serão três faixas de cada lado e não mais quatro.
Em frente ao shopping Morumbi, onde o fluxo é pesado em certos momentos do dia, o espaço para os automóveis também está mais estreito.
Ao todo, segundo a CET, 12 novos semáforos foram instalados. As conversões à esquerda, permitidas em alguns trechos do corredor, continuarão.
Os ônibus, inclusive as linhas municipais que usam a rota, vão trafegar ao lado do canteiro central entre o terminal de Diadema e a estação Morumbi da linha 9-esmeralda da CPTM, na marginal Pinheiros.
O corredor terá carros a diesel em seu primeiro ano, e não elétricos, como previa o projeto original.


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