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Corredor será aberto amanhã após 24 anos
Ligação de ônibus entre Brooklin e Diadema beneficiará 15 mil pessoas
Pista exclusiva para transporte coletivo fica ao lado do canteiro central; carros perderão faixa em alguns trechos
EDUARDO GERAQUE
RICARDO GALLO
DE SÃO PAULO
O corredor de ônibus entre
o Brooklin, zona sul de São
Paulo, e a cidade de Diadema
entra em operação amanhã.
A última obra semelhante
entregue na cidade foi o corredor do Fura Fila, em 2007.
A ligação vai passar pelo
eixo das avenidas Cupecê,
Vereador João de Luca, Vicente Ráo e Roque Petroni Jr.
A estimativa é que 15 mil
pessoas serão beneficiadas
-corredores exclusivos são
uma das principais recomendações de especialistas em
transporte e trânsito.
Os usuários do transporte
coletivo da região, que esperam a obra há 24 anos, quando o corredor começou a ser
construído, estão aliviados.
Mas os motoristas que trafegam todos os dias pela área
demonstram preocupação.
"Diminuíram a velocidade
[de 70 km/h] para 60 km/h.
Quando não tem trânsito é
ruim", diz a empresária Beatriz de Castro Lima Eiras, que
trafegava ontem pela Vicente
Ráo. Moradora da área, ela
conhece bem o local.
"Corre-se o risco de o corredor daqui ficar igual ao da
[avenida] Rebouças."
Com a nova ligação, haverá perda de faixas de rolamento para os carros. No trecho entre as avenidas Cupecê
e Santo Amaro, por exemplo,
agora serão três faixas de cada lado e não mais quatro.
Em frente ao shopping Morumbi, onde o fluxo é pesado
em certos momentos do dia,
o espaço para os automóveis
também está mais estreito.
Ao todo, segundo a CET,
12 novos semáforos foram
instalados. As conversões à
esquerda, permitidas em alguns trechos do corredor,
continuarão.
Os ônibus, inclusive as linhas municipais que usam a
rota, vão trafegar ao lado do
canteiro central entre o terminal de Diadema e a estação Morumbi da linha 9-esmeralda da CPTM, na marginal Pinheiros.
O corredor terá carros a
diesel em seu primeiro ano, e
não elétricos, como previa o
projeto original.
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