São Paulo, segunda-feira, 30 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENSINO MÉDIO

Para professores, prova deste ano foi mais exigente

Redação do Enem pede reflexão sobre liberdade de informação

DA REDAÇÃO

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) exigiu mais do 1.547.094 de inscritos do que a prova do ano passado, segundo professores. "Os cálculos matemáticos eram básicos, mas o aluno tinha de saber interpretar", afirma a coordenadora do Objetivo, Vera Lúcia Antunes.
A redação, seguindo exames anteriores, abordou um tema atual: como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação. "A maioria dos alunos tem opinião formada sobre o assunto, mas o Enem esperava que o estudante não apenas constatasse o problema mas também apontasse uma saída para a questão", diz a professora Maria Aparecida Custódio.
Talita Salomão Portes, 17, fez a prova pela primeira vez e considerou as questões difíceis. "Tive de ler várias vezes o enunciado para entender o que a questão dizia."
Já para Daniel Luiz Bassette, 18, que prestou o exame também em 2003, o teste deste ano foi mais fácil. "Mas talvez eu também esteja mais bem preparado, porque estou fazendo cursinho", afirma.
A prova foi aplicada em 2.323 locais, espalhados por 608 municípios. No país, 455 instituições de ensino utilizam as notas do Enem em seus processos seletivos.


Texto Anterior: Exclusão social é principal causa
Próximo Texto: Panorâmica - Rio: Baleia de 12 toneladas é encontrada morta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.