São Paulo, sábado, 30 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fenômeno com cristais de gelo cria arco-íris ao redor do Sol no céu paulistano

DA REPORTAGEM LOCAL

Um arco-íris em forma de anel ao redor do Sol, mais ou menos do tamanho de um palmo, pôde ser visto ontem de manhã pelo paulistano que resolveu fazer uma pausa para olhar para o céu.
O halo solar, como é conhecido o fenômeno, é produzido por nuvens de minúsculos cristais de gelo a uma altura de dez quilômetros.
"Os cristais de gelo funcionam como prismas que decompõem as cores que formam a luz branca dos raios do Sol", explica a meteorologista Mônica Lima, do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). "Os cristais de gelo e o ângulo de incidência dos raios do Sol acabam formando o halo."
Uma frente fria e úmida que avança sobre a camada de ar seco que permanecia até ontem em São Paulo produziu os cristais. A frente avança primeiro na alta atmosfera, onde os ventos são mais fortes, e depois chega ao nível do solo. Os halos, portanto, apesar de bonitos, alertam para uma mudança de tempo. "São um indicativo de que o tempo vai mudar e deve chover."
O fenômeno é freqüente, segundo a meteorologista. "É que nem sempre a gente olha para o céu e enxerga", ela diz.


Texto Anterior: Bahia: Acidente entre microônibus e Kombi mata 9
Próximo Texto: Metrô e consórcio negam irregularidade em licitação da linha 2
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.