São Paulo, sábado, 30 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Só 3 em cada 10 brasileiros sabem sintomas de rubéola, diz pesquisa

Vacinação gratuita para homens e mulheres continua até 12 de setembro

RICARDO WESTIN
DA REPORTAGEM LOCAL

De cada dez brasileiros, sete dizem saber o que é a rubéola. Mas, na hora de provar, somente três conseguem apontar os sintomas corretamente.
O resultado faz parte de uma pesquisa realizada por encomenda do Ministério da Saúde em todo o país. Foram entrevistadas 1.023 pessoas de diferentes níveis sociais.
Os números preocupam. A rubéola pode ter graves conseqüências para o bebê em gestação na barriga da mãe -de defeitos no corpo à morte.
Os principais sintomas são manchas no corpo, febre baixa, dores nas articulações, conjuntivite, secreção nasal e tosse.
Neste momento, o Ministério da Saúde realiza uma campanha de vacinação em massa contra a rubéola. O alvo são os homens e as mulheres na faixa etária dos 20 aos 39 anos.
De 9 de agosto até agora, 36,3 milhões de pessoas foram vacinadas. A campanha continua até 12 de setembro. Os pontos de vacinação podem ser consultados no www. brasillivre darubeola.com.br.
Para o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a população não se preocupa porque o adulto que contrai a rubéola não precisa nem mesmo de hospitalização. "Mas o bebê pode nascer com sérios problemas, como cegueira, surdez e retardo mental", alerta.
Outro problema é o fato de acreditar equivocadamente que a vacinação é necessária só em crianças (como afirmaram 69% dos entrevistados) ou mulheres (65%).
O Brasil assumiu com a Organização Mundial da Saúde o compromisso de eliminar a rubéola nos próximos dois anos. No ano passado, foram notificados perto de 8.700 casos no país. Em número de doentes, o Brasil só fica atrás da China, da Rússia, da Polônia, de Bangladesh e do Egito.


Texto Anterior: Leia abaixo a nota do Metrô
Próximo Texto: Meu marido e meu filho são inocentes, diz Alice Archilla
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.