São Paulo, quinta-feira, 30 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRIMAVERA

Seca deixa 66 cidades de Minas em emergência

Susi Padilha/RBS
Família isolada pela inundação no município de Lages (SC)


THIAGO GUIMARÃES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Em decorrência da seca, 66 municípios mineiros decretaram estado de emergência e outros oito, situação de calamidade pública.
A seca atinge, principalmente, as regiões norte e do Médio Jequitinhonha. Segundo a Defesa Civil Estadual, há cerca de quatro meses não chove nessas áreas. Por causa da estiagem, 55 municípios começaram, há 15 dias, a ser abastecidos por carros-pipa. O custo é de R$ 3.000/mês por caminhão.
Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel James Ferreira Santos, não falta água na sede dos municípios afetados, apenas em comunidades rurais sem infra-estrutura de captação. O governo mineiro enviou ao Ministério da Integração Nacional pedido de R$ 1,98 milhão para auxiliar as cidades afetadas.
Para Santos, há demora do governo federal na liberação dos recursos. "O nível de exigências está maior do que o convencional." As situações de emergência e de calamidade pública dos municípios mineiros ainda não foram reconhecidas pelo governo federal.
A assessoria do Ministério da Integração Nacional informou que a exigência de documentação aos municípios é indispensável para a ajuda financeira. Não esclareceu, porém, se os recursos só seriam liberados depois que todas as cidades apresentassem a documentação completa.
Segundo o coordenador da Defesa Civil mineira, cidades que já cumpriram as exigências ainda não receberam os recursos.
A massa de ar seco que predominava ontem no Estado manteve as temperaturas altas e os índices de umidade relativa do ar, baixos. Belo Horizonte, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, registrou a maior temperatura (33,7C) e a menor taxa de umidade do ar (17%) do ano.
Ontem, o fogo atingia oito unidades de conservação mineiras.


Texto Anterior: Trio tenta deixar três corpos na zona sul do Rio
Próximo Texto: Pelo vil metal: Saqueadores serram viga, e galpão desaba
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.