São Paulo, domingo, 30 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantão Médico

Muito repouso reduz força muscular

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

A perda muscular observada em idosos acamados por longo tempo é o resultado da grande redução da capacidade de as células musculares fabricarem novas proteínas, o constituinte primário do músculo, diz o professor William J. Evans, do Laboratório de Nutrição, Metabolismo e Exercício da Universidade de Arkansas, Estados Unidos, em estudo na revista médica "JAMA".
Na pesquisa, intitulada "The effect of 10 days of bed rest on skeletal muscle in healthy older adults" (na tradução livre, o efeito de dez dias de repouso na musculatura de idosos saudáveis), Evans observou uma grande redução da síntese da proteína muscular, provocada pela inatividade, o que levou à perda muscular.
Se em idosos saudáveis essa ocorrência é observada, nos casos de pacientes portadores de doença crônica com longa internação hospitalar ou acamados por longo tempo, a magnitude dessa perda muscular, que deve ser tratada, é muito maior devido a outros fatores, como processos inflamatórios ou diminuição da ingestão alimentar. Ele sugere medidas de prevenção: suplemento nutricional, exercícios e o uso de insulina para evitar a redução da síntese das proteínas musculares.

julio@uol.com.br

CURSO CAPACITA EM EMBOLOTERAPIA
O 3º Curso Internacional de Atualização e Capacitação Profissional em Técnicas de Emboloterapia será realizado em São Paulo, de 3 a 6 de outubro.
De acordo com o médico Nestor Kisilevzky, diretor do curso, a emboloterapia é um procedimento médico minimamente invasivo que pode ser empregado como opção ao tratamento cirúrgico de várias afecções, como os miomas uterinos e as doenças da área da oncologia.

NA INTERNET - www.embolution.com.br


Texto Anterior: Mais Saudável
Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: Você compraria uma máquina de escrever?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.