São Paulo, quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Paraná sanciona lei que proíbe fumar em lugares fechados

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
DA SUCURSAL DO RIO

O Paraná se tornou ontem o quinto Estado do país a proibir o fumo em locais fechados de uso coletivo. A lei antifumo foi sancionada pelo governador Roberto Requião (PMDB). Os estabelecimentos têm 60 dias para se adequar à nova legislação.
A lei paranaense extingue os fumódromos e veda o fumo em transportes coletivos e táxis. Fica proibido fumar também em veículos particulares que transportem crianças e mulheres grávidas. O fumo continua permitido na rua, em tabacarias e em rituais religiosos.
A multa inicial para estabelecimentos que descumprirem a lei é de R$ 5.818 -sete vezes o valor aplicado em São Paulo. Não há punição para o fumante.
Com a medida, o Paraná se une a São Paulo, Espírito Santo e Rio, que sancionaram leis antifumo neste ano, e a Rondônia, cuja norma foi aprovada no ano passado.
No Rio, a lei entra em vigor em 18 de novembro. No Rio Grande do Sul, proposta similar foi aprovada ontem na Assembleia Legislativa e será votada em plenário.


Texto Anterior: Minas Gerais: Pais querem retirar livro didático com palavrões de escola pública
Próximo Texto: Mulher suspeita de matar dois filhos em Alagoas é presa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.