São Paulo, quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PF não tem previsão para passaportes

Órgão descumpriu prazo para restabelecer sistema de agendamento até as 18h de ontem e desistiu de estimativa

Agendamento normal continuou suspenso durante todo o dia; passaporte emergencial pode ser solicitado

JULIANA GRANJEIA
DE SÃO PAULO

A Polícia Federal, que havia estimado reativar até as 18h de ontem o sistema eletrônico de agendamento de emissão de passaportes, não cumpriu o prazo e informou que não há mais previsão para a volta do serviço.
O problema se arrasta desde segunda. Segundo a PF, só o agendamento está suspenso. O requerimento -em que o interessado vai a um posto do órgão no horário agendado e com a documentação exigida- opera lentamente, pois os funcionários têm de recadastrar os dados.
A recomendação da PF é que as unidades não interrompam o atendimento, mas alguns postos orientam os usuários a voltar depois.
A corporação não entra em detalhes sobre o que provocou a falha no sistema. Em nota oficial, disse apenas que o problema surgiu durante a migração do atual sistema para novos equipamentos.
Ainda segundo a PF, não há risco de perda dos dados arquivados no sistema, já que há um back-up de todas as informações.
Com o agendamento dos pedidos suspenso, os interessados em retirar o passaporte que estejam em situação de emergência podem fazer o requerimento sem precisar agendar a solicitação.
Para isso, é preciso entrar no site da PF e preencher o formulário de solicitação. Depois, o interessado deve se dirigir a um posto da corporação levando toda a documentação exigida. Nesses casos, o prazo de entrega é de 24 horas, mas o passaporte costuma ser retirado na hora.
O documento, porém, só será liberado caso o interessado prove a emergência.


Texto Anterior: Governo dá reajuste de até 227% para cirurgias cardiovasculares
Próximo Texto: Passaporte de emergência: Como solicitar o documento
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.