São Paulo, segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Detentos rebelados fazem 108 reféns em penitenciária do interior paulista

FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Detentos da penitenciária de Junqueirópolis (638 km a noroeste de São Paulo) mantiveram ontem 18 funcionários e cerca de 90 familiares reféns durante uma rebelião de quase sete horas. Segundo a polícia, não houve feridos nem danos às instalações do presídio.
A rebelião começou por volta das 9h30, cerca de 90 min após o início das visitas. Os detentos teriam se aproveitado de brechas na segurança para tentar uma fuga que acabou frustrada, o que provocou a revolta.
Segundo policiais da delegacia local, os funcionários do presídio estavam trabalhando em revezamento para que pudessem votar. Com a segurança reduzida, presos dominaram alguns agentes penitenciários. A Secretaria de Administração Penitenciária confirmou o revezamento, mas disse que isso não provocou redução da segurança porque mais funcionários trabalharam ontem.
Para render os agentes,os presos usam duas armas feitas de sabão. Cinco deles tentaram fugir pelo portão principal da unidade usando a roupa dos agentes que haviam rendido.
Funcionários da penitenciária perceberam o plano. Os presos tomaram os reféns e começaram a rebelião. A direção do presídio começou a negociar, enquanto a PM cercava o local.
Os rebelados exigiram a transferência de quatro presos para Presidente Venceslau.
Com capacidade para 792 detentos, a unidade abrigava 1.262 no último dia 26.

São Bernardo
Terminou na noite de ontem uma rebelião no CDP (Centro de Detenção Provisória) de São Bernardo do Campo. Os nove funcionários mantidos reféns foram libertados sem ferimentos. O motim começou às 17h, possivelmente após uma tentativa de fuga. Com 768 vagas, a unidade abriga 1.847 presos.


Colaborou a FOLHA ONLINE


Texto Anterior: Violência: Garota foge após 5 meses presa em casa
Próximo Texto: Violência: Empresário é libertado após ficar cinco dias seqüestrado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.