São Paulo, sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obra atrasa e balsa Santos-Guarujá terá lentidão no feriado

Estrutura de apoio, que diminuiria demora na travessia após acidente que danificou atracadouro principal, não ficou pronta

Construção paliativa será entregue apenas em 30 de novembro; secretário diz que sistema estará operando normalmente em janeiro

MÁRCIO PINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O motorista que usar a balsa Santos-Guarujá no feriado de Finados continuará enfrentando espera que pode superar uma hora. Isso porque a Dersa, empresa estadual que administra a travessia, não entregou a obra emergencial prometida para diminuir o caos no serviço.
Essa é a travessia com mais movimento no país -cerca de 21 mil veículos por dia. Em julho, o atracadouro das balsas do Guarujá foi destruído em acidente causado pelo navio de bandeira chinesa Zhen Hua 27.
A Secretaria dos Transportes do Estado de São Paulo prometeu entregar um miniatracadouro de apoio no feriado do dia 2. Ela aumentaria em 30% a capacidade atual do serviço, hoje limitada a 40% da capacidade normal por causa do acidente com o navio. Mas o prazo mudou para 30 de novembro.
A falta de uma solução impacta a rodovia Cônego Domênico Rangoni (Piaçaguera/ Guarujá). A via é usada por quem vai de São Paulo ao Guarujá ao deixar a Imigrantes. A Dersa aconselha os usuários da balsa a usarem essa estrada.
Isso colaborou para um aumento de 33% no número de veículos na via neste mês de outubro em comparação com mesmo período do ano passado. Pela estrada, o motorista leva entre 30 e 40 minutos entre Santos e Guarujá. A travessia de balsa dura dois minutos.
Um dos motivos do atraso na entrega do miniatracadouro de apoio é o fato de as estacas que compõem sua estrutura só poderem ser colocadas de dia, em razão da lei do silêncio, diz a Dersa. Segundo o secretário estadual de Transportes, Mauro Arce, o atracadouro maior, danificado pelo navio, estará em funcionamento em janeiro.
Até lá, porém, a situação pode piorar com a proximidade do verão. O fluxo aumenta 30% no período de Ano Novo.


Texto Anterior: Há 50 Anos
Próximo Texto: SP terá esquema especial de trânsito e transporte na 2ª
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.