São Paulo, sábado, 30 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

PM do Rio exibe aos policiais peça sobre desvio de conduta

FÁBIO GRELLET
DO RIO

"O que vocês acabaram de ver faz parte da rotina na PM. Todo mundo conhece algum policial que se encaixa nessa situação, que se acha mais esperto que os outros e imagina que nunca vai ser flagrado. A história serve de alerta: quem presta fica, quem não presta vai embora."
O discurso, do tenente-coronel Antonio da Silva Oliveira, comandante do 2º Batalhão da PM do Rio, em Botafogo (zona sul), é feito após uma apresentação da peça "O Preço de uma Escolha".
Escrita e encenada por PMs e exibida em sessões exclusivas para policiais, a peça tenta conscientizá-los sobre os problemas acarretados por desvios de conduta.
A iniciativa surgiu em abril, quando o comando da PM convidou o sargento Sidney Guedes, 43, para criar uma peça com essa mensagem. Ator há 26 anos e policial há 24, ele se baseou em fatos reais para contar a história de Fernando, policial preso por envolvimento em sequestros e outros crimes.
Antes de ser detido, mas já procurado, o personagem tenta demonstrar autossuficiência quando diz ao irmão que "cadeia é para homem".
Mas as consequências de sua conduta repercutem em toda a família: o pai, policial exemplar, adoece; a mulher o abandona; o filho vira alvo de chacota dos colegas, tira notas baixas, perde a bolsa de estudos e deixa a escola.
"A gente relata histórias comuns, para que os policiais reflitam. É uma forma de prevenção", diz Guedes.


Texto Anterior: Governo: Secretaria e polícia não comentam
Próximo Texto: Cobrador amigo de sindicalista morto agora vive escondido
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.