São Paulo, sábado, 30 de outubro de 2010

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Expansão do Rodoanel cria mais 2 pedágios na Dutra

Projeto do trecho leste prevê postos de cobrança nas entradas pela rodovia

Medida será forma de compensar NovaDutra por prováveis perdas de movimento nas cabines na Grande São Paulo

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DE BRASÍLIA

O projeto de concessão do trecho leste do Rodoanel, que será leiloado na próxima semana pelo governo paulista, incluiu a construção de duas praças de pedágio na intersecção com a via Dutra (BR-116), na Grande SP.
As praças ficarão nos dois acessos pela Dutra, no sentido SP-RJ e no oposto. Embora, pelo projeto, a construção das cabines esteja a cargo da vencedora, o pedágio será cobrado pela NovaDutra, a concessionária da rodovia.
Com as praças na Dutra, o usuário do Rodoanel pagará pedágio ao entrar no trecho leste, o que não ocorre no oeste, o único em que já há praças em operação. As já construídas no trecho sul só devem ser abertas em 2011.
A previsão de praças no acesso altera concepção básica do Rodoanel, em que o motorista só pagaria pedágio na saída, e não na entrada.
Ou seja, além do valor máximo previsto no edital, de R$ 6 (trecho sul) e R$ 4 (leste), o usuário terá despesa extra se chegar pela Dutra.
A reformulação do conceito foi revelada pela Artesp (agência dos transportes de SP) na fase de interlocução com interessados no leilão.
Quem assumir a concessão vai operar e iniciar a cobrança de pedágio no trecho sul, concluído neste ano, e em contrapartida terá de construir o leste, investimento estimado em R$ 5 bilhões.
A implantação de cabines será uma forma de compensar a NovaDutra pelas prováveis perdas de movimento nos pedágios dentro e próximos da Grande São Paulo.
A concessionária já vem enfrentando a concorrência com o sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto desde que o valor do pedágio caiu nessas vias estaduais após a privatização, em junho de 2009.
A viagem entre a capital paulista e Taubaté (140 km) ficou 40,7% mais barata -de R$ 27 para R$ 16.

INCONSISTÊNCIAS
A Folha procurou a Artesp desde quarta para saber a razão da inclusão de praças federais, competência que cabe à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), mas ela não respondeu.
A ANTT, que ainda precisa dar aval à cobrança, informou que, em reunião com a Dersa, detectou, no projeto do trevo da Dutra/Rodoanel apresentado à época, "inconsistências que deverão ser sanadas quando da apresentação do projeto executivo".
O principal ponto, diz a ANTT, é que o projeto do trecho leste não previa vias marginais ao longo da Dutra.
"Outra questão é a possibilidade de criação de rota de fuga na praça de pedágio na Dutra, que poderia criar desequilíbrio financeiro no contrato de concessão vigente."


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