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Expansão do Rodoanel cria mais 2 pedágios na Dutra
Projeto do trecho leste prevê postos de cobrança nas entradas pela rodovia
Medida será forma de compensar NovaDutra por prováveis perdas de movimento nas cabines na Grande São Paulo
JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DE BRASÍLIA
O projeto de concessão do
trecho leste do Rodoanel,
que será leiloado na próxima
semana pelo governo paulista, incluiu a construção de
duas praças de pedágio na
intersecção com a via Dutra
(BR-116), na Grande SP.
As praças ficarão nos dois
acessos pela Dutra, no sentido SP-RJ e no oposto. Embora, pelo projeto, a construção
das cabines esteja a cargo da
vencedora, o pedágio será
cobrado pela NovaDutra, a
concessionária da rodovia.
Com as praças na Dutra, o
usuário do Rodoanel pagará
pedágio ao entrar no trecho
leste, o que não ocorre no
oeste, o único em que já há
praças em operação. As já
construídas no trecho sul só
devem ser abertas em 2011.
A previsão de praças no
acesso altera concepção básica do Rodoanel, em que o
motorista só pagaria pedágio
na saída, e não na entrada.
Ou seja, além do valor máximo previsto no edital, de
R$ 6 (trecho sul) e R$ 4 (leste), o usuário terá despesa
extra se chegar pela Dutra.
A reformulação do conceito foi revelada pela Artesp
(agência dos transportes de
SP) na fase de interlocução
com interessados no leilão.
Quem assumir a concessão vai operar e iniciar a cobrança de pedágio no trecho
sul, concluído neste ano, e
em contrapartida terá de
construir o leste, investimento estimado em R$ 5 bilhões.
A implantação de cabines
será uma forma de compensar a NovaDutra pelas prováveis perdas de movimento
nos pedágios dentro e próximos da Grande São Paulo.
A concessionária já vem
enfrentando a concorrência
com o sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto desde que o
valor do pedágio caiu nessas
vias estaduais após a privatização, em junho de 2009.
A viagem entre a capital
paulista e Taubaté (140 km)
ficou 40,7% mais barata -de
R$ 27 para R$ 16.
INCONSISTÊNCIAS
A Folha procurou a Artesp
desde quarta para saber a razão da inclusão de praças federais, competência que cabe à ANTT (Agência Nacional
de Transportes Terrestres),
mas ela não respondeu.
A ANTT, que ainda precisa
dar aval à cobrança, informou que, em reunião com a
Dersa, detectou, no projeto
do trevo da Dutra/Rodoanel
apresentado à época, "inconsistências que deverão ser sanadas quando da apresentação do projeto executivo".
O principal ponto, diz a
ANTT, é que o projeto do trecho leste não previa vias marginais ao longo da Dutra.
"Outra questão é a possibilidade de criação de rota de
fuga na praça de pedágio na
Dutra, que poderia criar desequilíbrio financeiro no contrato de concessão vigente."
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