São Paulo, sábado, 30 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CET começa a multar caminhões no Morumbi

Entre as 6h e as 7h30, 15 foram autuados; já a PM registrou 31 infrações até as 18h30

DO "AGORA"

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) começou a multar ontem caminhões que não respeitam as restrições de tráfego em dez ruas da região do Morumbi, na zona oeste de São Paulo.
Apesar da proibição, o movimento dos caminhoneiros nas vias era intenso. Segundo um fiscal da CET, 15 foram multados entre as 6h e as 7h30 apenas na região da avenida Giovanni Gronchi.
Já a Policia Militar, que também fiscaliza a norma, informou que, até as 18h30, registrou 31 infrações.
A proibição vale desde 27 de setembro, mas para que os motoristas pudessem se adaptar, as multas só começaram a ser aplicadas ontem.
A restrição proíbe a circulação de veículos pesados entre as 5h e as 21h, nos dias úteis, e entre as 10h e as 14h, aos sábados. Durante os feriados, o tráfego é livre.
"Se o Rodoanel estivesse completamente pronto, não prejudicaria tanto [os caminhoneiros]", afirma Francisco Pelúcio, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região.
Apesar da insatisfação com as restrições ao tráfego, Pelúcio garante que a categoria não planeja fazer nenhum tipo de manifestação.
"O transporte é pacífico, precisamos apenas entregar os produtos", afirma.
Alguns caminhoneiros preferiram se arriscar a serem multados. "Passei por volta das 6h30 na Giovanni Gronchi, mesmo com a restrição. Não sei se me multaram", afirmou um deles, que preferiu não se identificar.
Outros cumpriram a norma. "Eu entregava água durante o dia, mas agora vou precisar mudar o horário de entrega para a noite", afirmou Bruno Silva, 43.

MULTA
De acordo com a CET, a multa prevista para quem descumprir a regra é de R$ 85,12, além de quatro pontos na carteira de habilitação.
Os VUCs (veículos urbanos de carga, caminhões menores) estão liberados e não precisam seguir as novas restrições na região.
O objetivo da CET é diminuir o trânsito na região, já que, com a proibição aos caminhões na av. dos Bandeirantes e na marginal Pinheiros, as regiões oeste e sul da capital receberam volume maior de tráfego.
A CET não divulgou balanço de multas até a conclusão desta edição.
(VINÍCIUS DOMINICHELLI)


Texto Anterior: Nordeste "planejado" é mais barato do que praias de SP
Próximo Texto: Motoristas criam rota para driblar fiscais
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.