UOL


São Paulo, domingo, 30 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CALMARIA

Isolamento atrai os que gostam de desafios

DAS REGIONAIS

Para quem gosta de desafios, praias de difícil acesso não faltam no litoral norte paulista. A pé, de jipe ou de barco, algumas delas, como a Brava, em Caraguatatuba, são selvagens e tranquilas.
Na praia Brava, chega-se somente a pé, por uma trilha a partir do canto esquerdo da praia de Martin de Sá. Uma das mais nativas da região, não abriga casa e é atraente para prática de mergulho e pesca. Porém alcançá-la exige uma caminhada de 50 minutos.
Em Ilhabela, a praia de Castelhanos -15ª colocada entre as mais bonitas do Brasil-, é alcançada por mar ou terra, seguindo uma trilha de 22 km. Se não estiver de jipe ou de moto, em carros de passeio, somente em dias de estrada seca e condições climáticas muito boas. Ainda na ilha, a praia do Bonete é a moradia da maior comunidade caiçara do arquipélago e procurada, na maior parte das vezes, por surfistas.
As praias do Cedro e Deserta são dois exemplos em Ubatuba de mares de acesso difícil. A trilha de 40 minutos que conduz a elas passa pela praias do Tenório, Vermelha e Grande do Bonete. Isso para quem não quiser chegar de barco.



Texto Anterior: Esportes: Região é boa para a prática de surfe e vela
Próximo Texto: Paquera: Maresias agrada quem quer agito e badalação
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.