São Paulo, domingo, 30 de novembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

1 ANO DEPOIS
Prefeito de São Paulo teve sua pior avaliação desde a posse; 15% acham que seu governo é ótimo ou bom
42% acham gestão Pitta ruim ou péssima

da Reportagem Local

A taxa de reprovação à administração do prefeito Celso Pitta (PPB) dobrou entre a população em oito meses, de março até agora.
Para 42% dos paulistanos, o desempenho de Pitta é ruim/péssimo, segundo pesquisa Datafolha realizada no último dia 26.
Em março, na primeira pesquisa feita durante a atual gestão, 21% dos entrevistados classificavam Pitta de ruim/péssimo. Em pesquisa realizada em junho, os que reprovavam a administração já chegavam a 36%.
Além de ter aumentado o número de pessoas que reprovam a gestão Pitta, caiu o das que o apóiam. Em março, 24% disseram que o prefeito era ótimo ou bom administrador -hoje esse índice é de 15%. Em junho, estava em 19%.
Próximo de completar um ano de gestão, Pitta recebeu, numa escala de 0 a 10, uma nota 4,2.
Para a população, os principais problemas da cidade são o desemprego (maior preocupação para 14% dos paulistanos), os serviços de saúde (13%), a questão da violência (12%) e a limpeza/coleta de lixo na cidade (10%).
Mais da metade dos entrevistados (53%) não sabem apontar qual é a melhor área de desempenho da gestão Pitta ou dizem que nenhum setor da atual administração merece essa distinção.
Mais da metade considera ruim/péssima a situação da cidade nos setores de trânsito (67%), conservação de asfalto das ruas e avenidas (60%) e saúde (56%).
Em nenhum dos setores avaliados pelo paulistano na pesquisa, o índice ótimo/bom superou o ruim/péssimo.
Para 45% dos paulistanos, a gestão Pitta tem desempenho pior do que à de Paulo Maluf, seu antecessor e principal cabo eleitoral -42% dizem que ela é igual à de Maluf e 9% que ela é melhor.
Mas os números de Pitta não devem atrapalhar as pretensões politicas de Maluf para o próximo ano. Mesmo que Pitta faça um mau governo, 66% dos paulistanos asseguram que isso não interfere em sua chance de votar em Maluf para governador. Apenas um quinto diz que, se Pitta fizer uma gestão ruim, sua chance de votar em Maluf diminui muito.


O Datafolha ouviu 622 pessoas maiores de 16 anos. Os entrevistados foram sorteados aleatoriamente, dentro de uma amostra estratificada por sexo e idade da população. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos dentro de um intervalo de confiança de 95%. Ou seja, em 100 levantamentos feitos com essa mesma metodologia, 95 apresentariam resultados dentro da margem de erro.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.