São Paulo, sexta-feira, 30 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MORTE TERCEIRIZADA

Proposta é abrir concessão onerosa

Prefeitura estuda privatização do serviço funerário municipal de SP

DA REPORTAGEM LOCAL

A gestão José Serra (PSDB) pretende repassar a empresas privadas a prestação do serviço funerário municipal. A proposta que será lançada no próximo ano é abrir uma concessão onerosa - prestação de serviços públicos por empresas privadas, com exigência de investimentos por parte das vencedoras - para a administração dos 22 cemitérios municipais, dos dez pontos de contratação de serviços (atendimento aos munícipes) e do Crematório Municipal da Vila Alpina (zona leste).
O serviço funerário do município é o único responsável legal pela prestação de serviços funerários na capital, pela administração dos cemitérios municipais e pela fiscalização dos 18 cemitérios privados da cidade.
A concessão onerosa em estudo pela prefeitura pretende dividir a administração dos 22 cemitérios e dos dez pontos de atendimento em quatro lotes. As empresas privadas interessadas nos lotes terão de pagar um valor, a ser definido pela administração, para a prestação dos serviços, para manutenção dos cemitérios, além de novos investimentos na área.
"Nossa idéia é fazer uma concorrência, e as empresas vencedoras terão de investir na melhoria dos cemitérios, na sua manutenção, além da prestação dos serviços. O serviço atual é ineficiente e a administração direta não tem recursos para melhorá-lo", afirmou o secretário municipal de Serviços, Andrea Matarazzo.
A secretaria responde pelo serviço funerário, que tem atualmente um orçamento anual de R$ 90 milhões. De acordo com o secretário, a administração ainda vai definir como ficarão os atuais 2.000 funcionários do serviço funerário municipal.
"Queremos melhorar a prestação de serviços e a manutenção dos cemitérios. Nossa idéia é proporcionar a reurbanização dos cemitérios, seguindo o exemplo de cidades européias que também transformaram os locais em parques", ressaltou o secretário.
A prefeitura pretende continuar a fixar o preço pelos serviços prestados (velório, sepultamentos, cremação) e ainda manter as gratuidades para munícipes de baixa renda e para doadores de órgãos, conforme a legislação municipal.
(AS)


Texto Anterior: Transporte: Bilhete único em metrô e trem começa hoje
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.