São Paulo, quinta-feira, 31 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLAPSO DA SEGURANÇA

Túnel é descoberto em cela de São José

Cela onde foi encontrado túnel de sete metros de comprimento

MARCELO CLARET
FREE-LANCE PARA A FOLHA VALE

Um túnel de cerca de sete metros de comprimento foi encontrado ontem, por volta das 8h30, em uma das celas da Cadeia Pública de São José dos Campos (91 km de São Paulo), conhecida como cadeião do Putim, durante uma revista de rotina nas celas.
O buraco, que contava com a iluminação de uma lâmpada, foi escavado na cela T-4 e tinha dois metros de altura. A distância entre o fim do túnel e a parte externa da cadeia era de dez metros.
Quando o túnel foi descoberto, três presos foram surpreendidos pelos carcereiros. Foram encontradas no local brocas -improvisadas com pedaços de ferro- usadas para abrir um buraco no piso de concreto.
O diretor-assistente Marcos Rogério Pereira Machado disse que seria "impossível" os presos fugirem por meio de um túnel.
"A muralha tem uma base de contenção em concreto e aço de pelo menos cinco metros de profundidade. Além disso, há guardas na torre, que vigiam a área 24 horas", disse Machado.
A direção do estabelecimento acredita que os detentos renderiam algum funcionário ou escalariam o alambrado e o muro com uma "teresa", cordas feitas com lençóis, para fugir.
Segundo a direção da cadeia, as escavações, que eram feitas em sistema de revezamento pelos presos, devem ter começado na última sexta-feira, quando foi realizada a última vistoria nas celas.
A última fuga em massa registrada no Putim ocorreu em junho de 1999, quando 315 presos saíram pela porta da frente.
A cadeia tinha, até ontem, 712 presos distribuídos nas 74 celas da unidade. O Putim foi construído para abrigar até 512 detentos.
Com a descoberta do túnel, todos os detentos da ala B-2 (cerca de 180) ficarão sem visitas e banho de sol nos próximos 15 dias.


Texto Anterior: Polícia acha barris de chope em cadeia
Próximo Texto: Segurança em debate: O policiamento comunitário é uma opção eficaz para combater a violência e resgatar a imagem da polícia?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.