São Paulo, quinta-feira, 31 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACIDENTE

Motorista teria ignorado sinalização do aeroporto

Deslocamento de ar de decolagem atira táxi na baía de Guanabara

DA SUCURSAL DO RIO

Um táxi que passava por uma rua próxima à cabeceira da pista do aeroporto Santos Dumont, no Rio, foi arremessado na baía de Guanabara por causa do deslocamento de ar provocado pela decolagem de uma aeronave. O motorista Antônio Almeida Macedo, 60, foi internado em estado grave.
Segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), o acidente ocorreu por volta das 8h30, quando o motorista dirigia pela avenida Almirante Silvio de Noronha, uma via secundária que passa junto à pista do Santos Dumont.
Nesse momento, um avião da Vasp decolava em direção a São Paulo. Segundo a Infraero, o motorista teria desrespeitado a sinalização luminosa e sonora que proíbe a passagem de veículos durante pouso e decolagem.
O deslocamento de ar fez com que o táxi, um Santana, fosse arremessado a uma distância de cem metros, caindo sobre as pedras da margem da baía.
Noronha sofreu traumatismo craniano e foi levado para o hospital Souza Aguiar, onde se submeteu a uma cirurgia para drenar um coágulo no cérebro. Depois de sete horas, foi transferido para o Centro de Terapia Intensiva.
De acordo com o comandante Ronaldo Jenkins, assessor de segurança de vôo do Sindicato das Empresas Aeroviárias, o impacto sofrido num caso como esse é de quatro toneladas.
Policiais realizaram uma perícia no local. A Infraero informou que deve reforçar a sinalização.
O Sindicato dos Taxistas do Rio divulgou nota criticando a sinalização do aeroporto, que classificou como precária.


Texto Anterior: Ribeirão: PF explode mala achada em avião por suspeita de conter bomba
Próximo Texto: Consumo: Procon faz lista de preços de material escolar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.