São Paulo, quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

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Kassab dobra gastos com publicidade

No ano passado, despesas da Prefeitura de SP com divulgação foram de R$ 66,9 milhões, valor 117% superior ao de 2006

Secretaria de Comunicação afirma que gastos com propaganda aumentaram pelo fato de que cresceu o número de realizações

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), pré-candidato à reeleição, dobrou os gastos com publicidade entre 2006 e o ano passado, com despesas empenhadas (gastos autorizados) de R$ 66,9 milhões, valor 117% superior ao do período anterior. Foi o maior salto entre todas as secretarias de Kassab, que ontem divulgou o balanço provisório de 2007.
Em verbas liquidadas (pagamentos já liberados), o valor chega a R$ 58,5 milhões, quase o mesmo aumento percentual (121%), em relação a 2006.
Kassab era vice de José Serra (PSDB) e agora, com apoio do governador, pretende disputar as eleições de outubro.
A estratégia de divulgar cada vez mais as realizações da prefeitura, além da presença constante de Kassab na propaganda eleitoral gratuita do DEM na TV, ocorreu em um momento em que ele precisava se mostrar viável para confrontar o ex-governador tucano Geraldo Alckmin na candidatura do bloco PSDB-DEM.
Na última pesquisa Datafolha, no fim de novembro, Kassab tinha de 13% a 22% das intenções de voto. Alckmin estava em primeiro lugar -com 26% a 30% das intenções, dependendo do cenário-, em empate técnico com a mais provável candidata do PT, a ministra do Turismo e ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy.
A despesa com propaganda subiu em razão da suplementação de verbas no Orçamento do município.
Neste ano, Kassab reservou R$ 36,5 milhões para publicidade. Em 2007, a previsão era de R$ 35,5 milhões, mas foram empenhados R$ 66,9 milhões.
No início do mandato, em 2005, Serra contingenciou as despesas da administração e aplicou na publicidade cerca de um terço do valor de 2007.
O salto com a divulgação de programas e obras da prefeitura coincide com o primeiro contrato de agências de publicidade firmado pela gestão PSDB-DEM. No início do ano passado, assumiram o serviço duas agências ligadas ao PSDB, a Nova S/B e a Lua Branca.

"Muitas realizações"
O secretário-executivo de Comunicação, Marcus Vinicius Sinval, disse que o salto se deu em razão da divulgação de projetos e ações públicas.
"O incremento foi necessário devido ao aumento de temas a serem divulgados à população. Quando mais realizações, maior a necessidade de informá-las", disse Sinval.
Segundo ele, a alta nos gastos "foi possível por conta do aumento da arrecadação da prefeitura, que implantou programas como o da Nota Fiscal Eletrônica e o PPI (Programa de Parcelamento Incentivado), otimizando a capacidade de arrecadação sem a criação de impostos e taxas. Ao contrário, foi extinta a taxa do lixo e dispensada a taxa de iluminação de ruas sem iluminação. Parte desse êxito deve-se à capacidade de informar benefícios e oportunidades ao cidadão".
Os números são do NovoSEO, sistema de acompanhamento da execução orçamentária da própria prefeitura. Foram tabulados pelo gabinete do vereador Paulo Fiorillo (PT), da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, uma vez que a prefeitura não dá acesso público na internet aos dados.


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