São Paulo, quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Juiz mantém distribuição da pílula do dia seguinte em PE

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O juiz da 7ª Vara da Fazenda Pública de Recife, José Viana Ulisses Filho, negou ontem o pedido de liminar contra a distribuição da pílula do dia seguinte no Carnaval feito pela Aduseps (Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde), com o apoio da Arquidiocese de Olinda e Recife.
Na decisão, Ulisses Filho afirmou que "em nenhum momento" a Aduseps provou que a pílula é abortiva. Ele disse que as opiniões religiosas contra os métodos anticoncepcionais são "irrelevantes". O país "é um Estado laico e não uma teocracia."
A pressão da Igreja continua. Em nota assinada pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Antônio Augusto Dias Duarte, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) afirmou que "o uso da pílula é moralmente inaceitável". Segundo a nota, ela "provoca um aborto químico, tão gravemente imoral quanto o cirúrgico".


Texto Anterior: São Paulo teve o janeiro mais frio dos últimos 26 anos, segundo Inmet
Próximo Texto: Segurança: Delegados de AL se juntam a agentes e entram em greve
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.