São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEFONIA
Página da Anatel estréia na segunda-feira com os preços de ligações entre mais de 30 mil localidades
Site divulga interurbanos mais baratos

da Sucursal de Brasília

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) coloca em funcionamento na segunda-feira um serviço pela Internet que informa todas as tarifas de ligações interurbanas.
A princípio, o serviço só estará disponível na página da Anatel: www.anatel.gov.br. Mas, segundo a agência, vários provedores de Internet já demonstraram interesse pelo sistema, que deverá ser ampliado ainda este ano.
O conselheiro Antonio Carlos Valente declarou que o sistema vai informar o valor das ligações entre mais de 30 mil localidades no Brasil.
Como são as empresas que irão fornecer as informações, todas elas registraram em cartório o compromisso de sempre colocar no ar as mudanças de tarifas, para evitar passar erros ao consumidor. Qualquer erro de informação será creditada à empresa, que será obrigada a cobrar a tarifa mais baixa do mercado.
Para pesquisar a tarifa, o consumidor terá que indicar na página o local de origem, o destino da chamada e o dia e o horário em que será feita a ligação. Em seguida, o sistema irá mostrar todos os preços oferecidos pelas operadoras de ligações interurbanas, do mais baixo para o mais alto.
Por exemplo, se o usuário quiser fazer uma ligação telefônica entre São Paulo e Ribeirão Preto (319 km de SP), em uma segunda-feira, às 18h, o sistema irá trazer os preços da Embratel, Intelig, Telefônica e Vésper São Paulo, para que ele possa escolher a operadora que irá utilizar.
Valente afirmou que a maior preocupação da Anatel é a grande demanda que o serviço deve ter. Nos últimos 30 dias, quando a consulta funcionou em testes apenas para funcionários de empresas de telecomunicações, houve mais de 6.000 consultas.
"Como é um serviço de grande utilidade pública, nossa preocupação é que o acesso à página fique muito lento. Por isso, estamos fazendo vários testes e afinando o sistema", afirmou o conselheiro. (OTÁVIO CABRAL)


Texto Anterior: Zona sul de São Paulo sofre pane de telefones
Próximo Texto: Na porta da escola: Gangue de filho de policial é suspeita de matar rapaz de 15
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.