São Paulo, quinta-feira, 31 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ex-prefeito suspeito de desviar recursos de merenda é preso

Paulo Henrique Barjud, o Paulinho Bururu, mantinha duas armas irregulares em sua casa, segundo a polícia

Promotoria suspeita que ex-prefeito cobrava propina de contratada para fornecer merenda escolar em Jandira

DE SÃO PAULO

O político Paulo Henrique Barjud, membro do PT e conhecido como Paulinho Bururu, prefeito da cidade de Jandira (Grande São Paulo) entre 2001 e 2008, foi preso na manhã de ontem sob a acusação de manter em sua casa duas armas irregulares.
As duas armas (uma delas sem documento e outra com a documentação vencida) foram localizadas, segundo a Polícia Civil, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na casa do ex-prefeito, em Jandira.
O mandado foi expedido pela Justiça porque Barjud é investigado pela polícia e Ministério Público Estadual sob suspeita de cobrar propina da empresa contratada para fornecer merenda escolar em Jandira, durante sua gestão à frente do município.
A investigação inclui dezenas de prefeitos e ex-prefeitos de cidades paulistas.
A Justiça também determinou o sequestro de dois imóveis de Barjud -em um condomínio de alto padrão em Jandira e outro em Caraguatatuba, no litoral de SP.
Procurado na noite de ontem pela Folha, o advogado de Barjud, Paulo Roberto Oliveira, não foi localizado.
A investigação também atinge outros dois ex-funcionários públicos da cidade: Paulo Fernandes Cubaquini, ex-secretário de Educação, Damásio Nunes de Carvalho, ex-chefe do Departamento de Merenda Escolar.
Júlio Eduardo de Lima, que disputou e perdeu as últimas eleições municipais para prefeito em Jandira, também é suspeito de participar do esquema.
As casas dos três também foram vistoriadas pela Promotoria e Polícia Civil. Diversos documentos e dinheiro foram apreendidos.
A Folha não conseguiu localizar os advogados de Cubaquini, Carvalho e Lima ontem. (ANDRÉ CARAMANTE)


Texto Anterior: Verba de merenda pagou uísque, diz PF
Próximo Texto: São Paulo: Cobrador que havia sido declarado morto morre
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.