São Paulo, sábado, 31 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com obra ao lado, comerciante vê casa desmoronar

DA REPORTAGEM LOCAL

O comerciante Walter Silvério Junior, 31, sabe bem o significado da expressão "caindo aos pedaços". Desde o final de abril ele tem assistido ao desmoronamento da própria casa -partes da parede caindo, rachaduras cortando o teto, piso cedendo em diagonal.
Na porta, uma faixa sinaliza a interdição do imóvel pela Defesa Civil. A casa de Silvério Júnior é uma das 11 da rua Bento Barbosa, na Chácara Santo Antônio (zona sul da capital paulista), interditadas sob risco de desmoronamento; no entorno, há outras 27 casas com interdição parcial.
Os problemas coincidiram com as obras de rebaixamento do lençol freático para a construção de um edifício perto dali, entre as ruas Alexandre Dumas e Pires de Oliveira, pela Rossi Residencial.
Apesar de o laudo sobre as causas estar previsto apenas para o começo do próximo mês, a Rossi está pagando um hotel para as famílias que tiveram suas casas interditadas.
O vizinho da frente de Silvério Júnior, Edson Gutierrez, 53, tem a casa escorada por pilares metálicos. "Antes o portão era mole e a porta de dentro, dura. Agora o portão não abre mais, e a de dentro parece porta de geladeira", diz. A obra ficará paralisada até que o laudo seja concluído.
Na Vila Mariana, onde ocorreu problema semelhante, as construtoras R. Yazbek e Company S.A. firmaram um acordo com moradores para reformar 60 imóveis que apresentaram problemas após obras de rebaixamento do lençol freático.
"O projeto estava correto e seria feito da mesma forma de novo", afirma Alexandre Casciano, advogado da R. Yazbek.
A construtora Ferreira de Souza, citada em ação sobre o caso movida pelo Ministério Público, não fez acordo com os moradores.
No perímetro afetado, está sendo erguido um prédio de 24 andares pela construtora Even. De acordo com a assessoria de imprensa da empreiteira, não são mais aprovados ali projetos em que ocorra intervenção no lençol freático -a obra só foi liberada porque terá somente um subsolo.


Texto Anterior: SP quer controlar impacto de obra em lençol freático
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.