São Paulo, sábado, 31 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO INFORMAL

Camelôs funcionarão em estacionamentos; GCM deixaram passar 74 ilegais na 25 de Março ontem

"Feirinha da madrugada" voltará a acontecer

DA REPORTAGEM LOCAL
DO "AGORA"

A "feirinha da madrugada", que acontecia na região da 25 de Março (centro de São Paulo) até o ano passado, vai voltar a ser realizada, mas confinada em estacionamentos da região.
A feira foi suspensa em 2003 por ordem judicial. No local, camelôs vendiam produtos no atacado para ambulantes e lojistas.
Atualmente, 1.244 ambulantes têm autorização da prefeitura para trabalhar na rua durante o dia. À noite, não pode ninguém.
A nova versão da "feirinha" deve ocorrer das 4h às 7h, não mais até as 8h, como era antes. Pelos planos da prefeitura, a negociação para a utilização dos estacionamentos vai ocorrer entre os donos das áreas e os ambulantes, que devem pagar de R$ 100 a R$ 150 por mês para usar o local.
A decisão ficou acertada em reunião ontem à tarde entre seis representantes dos camelôs e o secretário da Segurança Urbana, Benedito Domingos Mariano.
Segundo o secretário, os camelôs ganharam uma semana para apresentar a lista dos ambulantes que trabalham com produtos legais, mas não têm autorização da prefeitura. Até o dia 16 de agosto, se tudo correr bem, a "feirinha da madrugada" deve voltar.

Fiscalização
Ontem foi o primeiro dia em que a Guarda Civil Metropolitana passou a fiscalizar os ambulantes ilegais na região da 25 de Março.
A GCM vai utilizar 500 homens no primeiro momento, número que deve subir para 900 até o final de agosto. Ontem, foram apreendidos cerca de 220 sacos de mercadorias sem nota fiscal.
A ação da GCM, porém, não evitou que os camelôs irregulares ocupassem a rua 25 de Março. Às 13h, a reportagem flagrou 155 ambulantes em barracas idênticas -o que dificulta a identificação dos irregulares. Naquela rua, só 81 estão autorizados a atuar. Na rua Abdo Chaim, onde 16 camelôs estão autorizadas, havia 46.
Desde o início da manhã, 280 guardas civis atuavam na região -230 na 25 de Março. Dezenas de ilegais tentavam driblar a fiscalização com produtos na mão.
Na próxima segunda, às 9h, os camelôs irregulares se reunirão na ladeira General Carneiro para protestar contra a fiscalização.


Texto Anterior: Crime: Polícia encerra caso de suíço assassinado
Próximo Texto: Justiça: Ex-moradores do Palace 2 recebem indenização
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.