São Paulo, terça-feira, 31 de julho de 2007

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Cumbica tem filas e atrasos no 1º dia da nova malha aérea

À tarde já não havia vagas no estacionamento do aeroporto, e passageiros esperavam duas horas para fazer o check-in

Empresas aumentaram o número de guichês para embarque em Guarulhos, mas filas passavam de cem metros no início da noite

JOHANNA NUBLAT
WILLIAN VIEIRA

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O primeiro dia de implantação da nova malha aérea gerou filas e reclamações de passageiros nos check-ins e lotou o estacionamento do aeroporto de Cumbica. Tudo isso foi reflexo da transferência de mais de 50 vôos de Congonhas, na zona sul de São Paulo, para o aeroporto de Guarulhos (Grande SP).
Por volta das 16h de ontem praticamente não havia vagas no estacionamento de Cumbica -que comporta 3.098 carros, segundo a Infraero, estatal que administra os aeroportos.
Veículos estacionavam nas curvas das vias e até num canteiro de obras. A média de automóveis por dia, que era de 5.482 em maio, saltou para 7.459 nos 25 primeiros dias de julho. A previsão é que esse número suba ainda mais.
"Estou dando voltas há dez minutos e não acho vaga", disse a aposentada Rosana Zacarias.
A demora também foi sentida nas filas do check-in. Alguns passageiros chegaram quatro horas antes para evitar atrasos.
Balanço da Infraero divulgado às 18h de ontem informava que 31 dos 274 vôos previstos até o horário estavam atrasados. Outros quatro haviam sido cancelados.

Guichês
Por conta da transferência de 52 vôos de Congonhas a Cumbica, o Conac (Conselho Nacional de Aviação Civil) havia decidido implantar algumas mudanças nos aeroportos.
Em Cumbica, as companhias aéreas tiveram que readequar sua infra-estrutura. A TAM, que ocupava 42 guichês na área de embarque, passou a ocupar oito a mais, nos quais trabalhavam 30 novos funcionários desde ontem.
A empresa também transferiu parte dos equipamentos que utilizava em Congonhas: um rebocador, uma escada motorizada, 12 carretas para bagagem, quatro escadas rebocáveis e três esteiras para porão.
A Gol transferiu seus guichês do terminal 1 para o 2 e passou a ocupar o espaço antes destinados à Varig. Desde ontem, opera com 16 novos balcões, totalizando 42.
A Varig informou que não modificou a estrutura em Cumbica porque não teve vôos transferidos para Guarulhos.
Segundo a Infraero, a mudança dos balcões da Gol visa reduzir o fluxo e o congestionamento de passageiros, já que eles eram vizinhos aos da TAM.
Às 20h, a fila no balcão da Gol atingia cem metros, e o atendimento levava cerca de duas horas. Havia confusão também nas esteiras de bagagens no desembarque. Malas de cinco vôos chegaram a ser colocadas na mesma esteira.
Os hotéis próximos a Cumbica já sentiram o aumento da procura pelo aeroporto. A ocupação atual do Hotel Matiz Guarulhos é de 99,8% -no mesmo período do ano passado, era de 48%.
O hotel da rede Marriott, próximo a Cumbica, também sentiu o aumento na procura por quartos. Desde o acidente, a ocupação subiu 15%.
Na contramão dos hotéis estão os taxistas. Após quase duas semanas de grande movimento em Cumbica, a cooperativa de táxis que opera no aeroporto, a Guarucoop, afirmou que pretende reduzir o número de carros em serviço de 653 para 586.
Nos quatro dias que se seguiram ao acidente com o avião da TAM, a cooperativa chegou a realizar 3.000 corridas por dia -quando o normal era realizar cerca de 2.000.


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