São Paulo, terça-feira, 31 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo tem a madrugada mais fria desde 2001

Temperatura ficou em 6,4C em Santana, na zona norte, de acordo com a medição do Inmet; máxima foi de 16C

Previsão é que a temperatura comece a subir hoje, com mínima de 7C e máxima de 21C; céu deve ficar parcialmente nublado

DA REPORTAGEM LOCAL

Com uma temperatura de 6,4C, a cidade de São Paulo teve ontem sua madrugada mais fria desde 2001, de acordo com a medição do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Em 29 de julho daquele ano, os termômetros registraram 5,6C. A aferição do instituto é feita em Santana (zona norte de São Paulo). A máxima ontem ficou em 16C.
A menor temperatura do dia no Estado foi registrada em Campos do Jordão, com 1,6C negativo. Houve geada.
A queda de temperatura foi ocasionada por uma forte massa de ar frio proveniente da região Sul do país, que chegou a São Paulo no sábado.
A previsão do Inmet é que as temperaturas comecem a subir hoje: mínima de 7C e máxima de 21C -pelo Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), a temperatura vai variar entre 7C e 19. O céu deverá ficar nublado, com névoa úmida ao amanhecer.
Na serra da Mantiqueira, onde fica Campos do Jordão, há previsão de nova geada.
A diminuição do frio deverá seguir até sexta, quando chega uma nova massa de ar frio.
Até o fim de semana passado, a média deste mês estava cerca de 2C acima da média para julho, que é de 11C.
"Como estava mais quente, a chegada da massa de ar frio causou ainda mais impacto", disse a meteorologista do Inmet Neide Oliveira.
Apesar do frio intenso, não houve registros de mortes ocasionadas pelas baixas temperaturas na capital paulista.
A mais baixa temperatura em São Paulo registrada pelo Inmet ocorreu em julho de 1994, quando os termômetros marcaram 0,8C.
Os dados do Inmet são os oficiais da cidade. O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), que pertence à prefeitura, também monitora a temperatura no município, em diversos pontos.
A temperatura mais baixa de ontem foi registrada em Parelheiros (zona sul), com 2,9C -a menor do ano. Até então, a madrugada mais fria havia sido registrada em 5 de junho, também em Parelheiros (3,6C).
O CGE registrou ainda 7C no Butantã (zona oeste), 6,8C na Consolação (centro) e 6C em Ermelino Matarazzo (zona leste).

Região Sul
A temperatura mais baixa do país ontem foi registrada na cidade gaúcha de Jaguarão, que teve mínima de 2,6C negativos, segundo o Inmet.
O instituto registrou também 1,6C negativo em Urubici (SC). Porto Alegre e Florianópolis tiveram mínimas de 6,3C e 7,8C, respectivamente.
A madrugada mais fria do ano no Sul foi anteontem, quando o instituto registrou 5,6C negativos em Lages (SC) e em Cambará do Sul (RS).


Colaborou a Folha Online


Texto Anterior: Prédio da TAM: Famílias querem enterrar as vítimas na área
Próximo Texto: Sob o risco de ficar sem habilitação, Piquet faz reciclagem no Detran
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.