São Paulo, terça-feira, 31 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Surdo e mudo têm atendimento de queixa ampliado

Reclamação na cidade de São Paulo pode ser feita via webcam para servidor treinado

DE SÃO PAULO

A Prefeitura de São Paulo expandiu para as 31 subprefeituras o atendimento a cidadãos surdos e/ou mudos que queiram reclamar ou pedir a execução de serviços.
O reclamante vai a uma praça de atendimento -cada subprefeitura tem uma-, onde é colocado, via webcam, em contato com funcionário treinado em libras, a linguagem de surdos e mudos.
O funcionário fica na Celig (Central de Libras, Intérpretes e Guia-Intérpretes) da Secretaria da Pessoa Com Deficiência e Mobilidade Reduzida, e encaminha o registro.
Em junho, o serviço foi implantado em 14 das subprefeituras. Desde quinta, ocorre em todas, das 8h às 17h.
Segundo a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, o serviço deve ser implantado em locais como hospitais e postos de saúde.
Outra iniciativa começou a ser testada em quatro regionais e deve ser expandida para todas neste ano: o SAC Ativo, serviço que liga para reclamantes e checa se as intervenções foram satisfatórias.
As mal avaliadas terão vistorias e, se constatada a má execução, as empresas responsáveis serão notificadas.
Há três canais de queixas: 156, praças de atendimento e web. E também a Ouvidoria (0800-17-5717 ou prefeitura.sp.gov.br/ouvidoria).
As campeãs de queixas até junho foram iluminação pública (1.290), atendimento (1.063), jardinagem (695), Leve Leite (544) e buraco na rua (538). (JOSÉ BENEDITO DA SILVA)


Texto Anterior: Censo 2010: Metade das casas já foi recenseada, afirma o IBGE
Próximo Texto: Marginal ainda tem falha na sinalização
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.