São Paulo, quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Concorrente do Orkut ganha versão brasileira

MySpace é um dos sites mais visitados do mundo, com 110 milhões de usuários

A estréia, em versão de teste, traz página explicativa; quem já usava o site pode escolher entre navegar na edição nacional ou na estrangeira

CAMILA RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

A versão brasileira da rede social MySpace, um dos sites mais visitados da internet, entrou no ar nesta semana, pelo endereço br.myspace.com.
O site, que faz parte do conglomerado de comunicações News Corp, conta com mais de 110 milhões de usuários em 20 países e tem versões em 12 línguas. No Brasil, ela será comandada pelo ex-executivo do Google, Emerson Calegaretti.
Os brasileiros que já forem usuários poderão usar o mesmo login para acessar a versão nacional; no momento do login, aparecerá opções para continuar no MySpace Brasil ou continuar em inglês.
Já aqueles que não conhecem o serviço, poderão recorrer ao pequeno tutorial em português, cujo link está na primeira página.
Ele esclarece dúvidas simples, como mudar a cor de fundo, como inserir música e como alterar a foto quando o mouse estiver sobre ela. No entanto ainda não há suporte do site no país e, por isso, é recomendado que o usuário procure fóruns pela internet.
A proposta do MySpace é bem diferente da do Orkut. O usuário pode personalizar o seu perfil: mudar a cor e inserir imagens e músicas de fundo, escolher quais links do site ficarão habilitados e até mudar a disposição das ferramentas, conforme a sua preferência.
Outra diferença em relação à rede social do Google é que ele está mais bem integrado com outros serviços adicionais, como o mensageiro instantâneo myspaceim (que ainda não tem versão em português) e o MySpaceTV.com, site de vídeos parecido com o YouTube, que é dividido em 16 categorias e está disponível em 15 idiomas. Sua página principal já está em português, mas algumas secundárias ainda são exibidas em espanhol.
Para que os usuários possam acompanhar as últimas atualizações, foi criada a página www.myspace.com/novidades_brasil, que conta inclusive com um logotipo especial. Nela, já estão cadastrado mais de 500 perfis.

Expansão
A empresa, que foi comprada em 2005 pelo magnata das comunicações Rupert Murdoch, por US$ 580 milhões, está ampliando o número de ferramentas que oferece.
Em outubro, anunciou sua plataforma para desenvolvedores externos, fechou uma parceria com o Skype para integrar o programa de chamadas telefônicas na rede social e, na semana passada, anunciou a criação de um canal de jogos on-line, em um negócio com a Oberon Media.


Texto Anterior: Entrevistados vêem melhora na educação
Próximo Texto: Vestibular: Unesp divulga relação candidato/vaga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.