São Paulo, domingo, 31 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Governo adia divulgação de dados sobre a violência

Estatística da criminalidade em SP será conhecida na segunda ou terça

Números teriam de ser divulgados ontem, mas, conforme interpretação do governo, isso só será feito depois da eleição

DE SÃO PAULO

A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo adiou a divulgação das estatísticas criminais do terceiro trimestre do ano.
O órgão prometeu divulgar os dados em seu site amanhã, um dia após a eleição.
Os números preliminares apontam que os homicídios dolosos (intencionais) caíram 13% no Estado. Passaram de 1.078 registros no ano passado, em período equivalente, para 937 no terceiro trimestre de 2010.
Parte dos dados sobre a criminalidade foi divulgada pelo Estado na quarta-feira.
A Folha apurou que, apesar da queda dos homicídios no terceiro trimestre, os números da criminalidade vão mostrar aumento dos casos de lesão corporal culposa, lesão por acidentes de trânsito, tráfico e estupro.

INTERPRETAÇÃO
Por obrigação legal, desde 1995, a íntegra dos dados sobre a violência no Estado de São Paulo deve ser publicada no "Diário Oficial" estadual no máximo 30 dias após o término do trimestre.
Ou seja, eles deveriam ser publicados ontem. A secretaria, no entanto, diz que tem até o dia 30 de cada mês para encaminhar os dados e por isso, segundo o órgão, eles sairão apenas amanhã. De acordo com a pasta, a lei está sendo totalmente cumprida.
Como o "Diário Oficial" não costuma ser publicado na segunda-feira, os dados devem ser publicados na terça e o atraso será de três dias.
A secretaria já atrasou a divulgação algumas vezes antes, mas não é prevista nenhuma punição por isso.
Um dos maiores adiamentos ocorreu em 2002. Os dados do último trimestre de 2001, que deveriam ter sido publicados até o dia 30 de janeiro, saíram em 12 de abril.


Texto Anterior: Gilberto Dimenstein: Os traficantes e o palhaço Tiririca
Próximo Texto: Violência: Quadrilha invade loja do Walmart e rouba mercadorias na zona sul
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.