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RUMO A 2000
Aumento de 5% entra em vigor na segunda-feira na via Dutra e amanhã nas demais rodovias
Pedágio sobe nas federais privatizadas
JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
da Folha Vale
O motorista que voltar do feriado do réveillon pela via Dutra na
segunda-feira vai ser surpreendido pelo segundo aumento, de 5%,
na tarifa do pedágio desde domingo passado.
O reajuste foi sancionado pelo
ministro dos Transportes, Eliseu
Padilha, e sua aplicação está autorizada já a partir de amanhã nas
demais rodovias federais privatizadas -a Rio-Teresópolis, ponte
Rio-Niterói, BR-290 (que liga
Porto Alegre a Osório) e BR-40
(entre o Rio e Juiz de Fora).
A tarifa sobe 5% devido ao início da cobrança do ISS (Imposto
Sobre Serviços) no pedágio.
No caso da NovaDutra, o pedágio passa na segunda-feira de R$
3,60 para R$ 3,80. Até a semana
passada, o preço era de R$ 3,30.
A despesa entre São Paulo e o
Rio de Janeiro pela Dutra saltou
de R$ 13,20 para R$ 15,20.
Na ponte, a tarifa passa de R$
1,40 para R$ 1,50. Na BR-290, passa de R$ 2,50 para R$ 2,60 e de R$
1,20 para R$ 1,30. A tarifa sobe de
R$ 3,40 para R$ 3,60 e de R$ 2,40
para R$ 2,50 na Rio-Teresópolis.
Na BR-40, o motorista que pagava
R$ 3,10 passa a gastar R$ 3,30.
Em um ano, o reajuste do pedágio na Dutra chegou a 15%, contra
uma inflação de 18,5% no mesmo
período, de acordo com o IGP-M
(Índice Geral de Preços do Mercado), da Fundação Getúlio Vargas.
A arrecadação com o novo aumento não irá para a concessionária da rodovia, a NovaDutra.
O dinheiro extra será repassado
a partir de fevereiro às prefeituras
das cidades ao longo da rodovia.
O ministro Padilha reuniu os diretores das rodovia privatizadas
anteontem em Brasília (DF) para
fazer um balanço anual e discutir
as perspectivas para 2000.
O presidente da NovaDutra,
Evandro Sarubby, afirmou que ficou definido que haverá cortes no
volume de investimentos na rodovia. Os cortes, segundo Sarubby, podem chegar a até 20%
dos R$ 70 milhões de investimentos programados para o ano.
A redução será para compensar
a perda de R$ 8,5 milhões que a
concessionária alega ter sofrido
com o atraso de cinco meses no
aumento anual.
Além dos cortes, o DNER (Departamento Nacional de Estradas
de Rodagem) vai continuar estudando formas de tentar reduzir a
tarifa. Para que o pedágio caia,
uma das alternativas é a criação
de novas praças de cobrança. A
tarifa cairia, mas o valor pago ao
final do percurso seria mantido.
Para o próximo ano, conforme
previsto no contrato, a Nova Dutra vai colocar em funcionamento
a ""Rádio Estrada", com a divulgação de informações das condições
de tráfego na rodovia.
Os motoristas que optarem pela
rodovia Carvalho Pinto pagam R$
2,60 em cada praça de pedágio.
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