São Paulo, Sexta-feira, 31 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUMO A 2000
Aumento de 5% entra em vigor na segunda-feira na via Dutra e amanhã nas demais rodovias
Pedágio sobe nas federais privatizadas

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
da Folha Vale

O motorista que voltar do feriado do réveillon pela via Dutra na segunda-feira vai ser surpreendido pelo segundo aumento, de 5%, na tarifa do pedágio desde domingo passado.
O reajuste foi sancionado pelo ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, e sua aplicação está autorizada já a partir de amanhã nas demais rodovias federais privatizadas -a Rio-Teresópolis, ponte Rio-Niterói, BR-290 (que liga Porto Alegre a Osório) e BR-40 (entre o Rio e Juiz de Fora).
A tarifa sobe 5% devido ao início da cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviços) no pedágio.
No caso da NovaDutra, o pedágio passa na segunda-feira de R$ 3,60 para R$ 3,80. Até a semana passada, o preço era de R$ 3,30.
A despesa entre São Paulo e o Rio de Janeiro pela Dutra saltou de R$ 13,20 para R$ 15,20.
Na ponte, a tarifa passa de R$ 1,40 para R$ 1,50. Na BR-290, passa de R$ 2,50 para R$ 2,60 e de R$ 1,20 para R$ 1,30. A tarifa sobe de R$ 3,40 para R$ 3,60 e de R$ 2,40 para R$ 2,50 na Rio-Teresópolis. Na BR-40, o motorista que pagava R$ 3,10 passa a gastar R$ 3,30.
Em um ano, o reajuste do pedágio na Dutra chegou a 15%, contra uma inflação de 18,5% no mesmo período, de acordo com o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), da Fundação Getúlio Vargas.
A arrecadação com o novo aumento não irá para a concessionária da rodovia, a NovaDutra.
O dinheiro extra será repassado a partir de fevereiro às prefeituras das cidades ao longo da rodovia.
O ministro Padilha reuniu os diretores das rodovia privatizadas anteontem em Brasília (DF) para fazer um balanço anual e discutir as perspectivas para 2000.
O presidente da NovaDutra, Evandro Sarubby, afirmou que ficou definido que haverá cortes no volume de investimentos na rodovia. Os cortes, segundo Sarubby, podem chegar a até 20% dos R$ 70 milhões de investimentos programados para o ano.
A redução será para compensar a perda de R$ 8,5 milhões que a concessionária alega ter sofrido com o atraso de cinco meses no aumento anual.
Além dos cortes, o DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem) vai continuar estudando formas de tentar reduzir a tarifa. Para que o pedágio caia, uma das alternativas é a criação de novas praças de cobrança. A tarifa cairia, mas o valor pago ao final do percurso seria mantido.
Para o próximo ano, conforme previsto no contrato, a Nova Dutra vai colocar em funcionamento a ""Rádio Estrada", com a divulgação de informações das condições de tráfego na rodovia.
Os motoristas que optarem pela rodovia Carvalho Pinto pagam R$ 2,60 em cada praça de pedágio.



Texto Anterior: Quem viajar depois das 14h para o litoral corre o risco de passar réveillon na estrada
Próximo Texto: Meteorologia prevê chuvas em São Paulo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.