São Paulo, quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

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outro lado

Pedágio banca melhorias nas estradas, diz SP

DA AGÊNCIA FOLHA

A Secretaria dos Transportes e a Agência de Transporte do Estado disseram, por meio de suas assessorias, que "a tarifa de pedágio é o principal recurso para ampliar e modernizar a malha rodoviária, o que inclui obras importantes de duplicação, terceiras faixas, marginais e serviços e manutenção".
Questionadas pela Folha se não consideram alto o custo do pedágio, a secretaria e a Artesp responderam que "o fato de 15 rodovias paulistas figurarem nas lista das melhores do Brasil comprova o sucesso do modelo de concessão".
O Estado diz que desde o início do programa de concessões (1997), os investimentos realizados já chegam a R$ 11,1 bilhões".
A Folha questionou também a secretaria e a Artesp se não consideram grande a quantidade de pedágios. A resposta foi que "o modelo de concessão é definido pela tarifa quilométrica, atualmente variando entre R$ 0,06 e R$ 0,14 o quilômetro".
"O raciocínio de que um grande número de praças encarece o trajeto não é verdadeiro. A tarifa quilométrica permite fracionar o pedágio em diversas praças, o que torna a cobrança mais justa, uma vez que os usuários pagam valores próximos ao percurso efetivamente utilizado."
Segundo o Estado, "estão previstas obras em rodovias de 95 cidades, beneficiando mais de 21 milhões de pessoas.


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