São Paulo, quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Índice

MUHIB CURY (1929-2009)

Muíbo César Cury, um homem do rádio

ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Disseram ao descendente de libaneses Muhib Cury que, com aquele nome, ele não faria sucesso no rádio. Primeira iniciativa tomada pelo rapaz: abrasileirar o Muhib -cujo significado é "amado", segundo a filha Adriana- para Muíbo.
Mesmo assim, para alguns, a solução nada resolvia, pois o nome continuava ruim. Aí ele incluiu o César na história. Resultado: ficou conhecido de várias maneiras -como César Cury, Muíbo Cury ou Muíbo César Cury, locutor, apresentador, dublador, ator, cantor e compositor.
Na versão dublada para o Brasil do programa de TV para crianças "Muppet Show", a voz do urso Fozzie, por exemplo, era feita por ele. Foi no início dos anos 50 que o jovem nascido em Duartina (SP) começou como contrarregra na rádio Bandeirantes, fazendo os barulhinhos para as radionovelas. Na emissora, trabalhou até o fim da vida -apresentava o "Jornal em Três Tempos" e o "Arquivo Musical".
Também passou pelas rádios América, São Paulo, e Cultura, onde fez por dez anos um programa de música sertaneja de raiz, uma de suas paixões. Integrou a dupla Barreto e Barroso e foi coautor da canção "João de Barro". Compôs também marchinhas de Carnaval.
Era casado com Dalva, moça que o ouvia no rádio antes de conhecê-lo no madureza (espécie de supletivo). Morreu no sábado, aos 80, de problemas cardíacos. Teve quatro filhos e três netas.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.