Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Corrente elétrica sem isolamento pode ser a causa

DE SÃO PAULO

O acidente no Carrefour pode ter ocorrido por uma falha no isolamento de um dos equipamentos -uma corrente elétrica pode ter "escapado" e energizado umas das máquinas. Essa é a principal hipótese de engenheiros ouvidos ontem pela Folha.

O Carrefour diz que solicitou laudos nos equipamentos e que a principal suspeita é de falha no isolamento do freezer alugado.

"Também houve falha no aterramento [da fiação], que levaria a corrente ao solo. No momento em que as meninas tocaram a gôndola, essa corrente encontrou o caminho mais fácil para chegar ao chão: o corpo delas", afirma Reinaldo Lopes, professor de engenharia elétrica da Fundação Educacional Inaciana.

De acordo com especialistas, o choque poderia ter sido evitado se o supermercado utilizasse equipamentos de segurança como o DR, espécie de disjuntor que desliga a energia em caso de uma fuga de corrente anormal.

Segundo a norma técnica de instalações elétricas, o dispositivo é obrigatório em áreas com umidade e grande circulação de público.

"Falhas nos equipamentos podem ocorrer, mas a instalação elétrica deve estar preparada para detectar e prevenir problemas como esse", afirma Edson Martinho, diretor executivo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade.

O Carrefour não informou se possuía o equipamento.

A entidade estima que 1.500 pessoas morram no país por ano devido a choques elétricos. "Não há muita divulgação, mas infelizmente casos como esse não são raros", diz Martinho.

"Houve uma falha de manutenção grave. Numa grande rede de supermercados isso nunca poderia ocorrer, porque pode matar uma pessoa", afirma Lopes.

O Carrefour disse que a instalação do freezer foi feita pela empresa fornecedora, mas que isso não o exime de suas responsabilidades.

Segundo os especialistas, a primeira coisa a fazer em caso de choque é tentar desligar a energia. Caso não seja possível, deve-se tentar ajudar a pessoa usando materiais isolantes, como madeira, já que a corrente pode passar para a outra pessoa e, em alguns casos, até ser fatal.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página