Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

24 cidades paulistas têm epidemia de dengue

Neste ano, Estado já registrou 16 mortes causadas pela doença

Situação mais grave é em São José do Rio Preto, que precisou improvisar atendimento em tendas com leitos

DE RIBEIRÃO PRETO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO DE SÃO PAULO

Após queda expressiva em 2012, o Estado de São Paulo já soma neste ano ao menos 24 cidades com epidemia de dengue e 16 mortes. O levantamento foi feito pela Folha junto a prefeituras.

A situação mais grave ocorre em São José do Rio Preto, onde a epidemia é a sexta em 14 anos. A prefeitura já decretou estado de emergência.

Lá, foram confirmados quase 6.200 casos e 5 mortes --a última na terça. A situação pode piorar, já que outros 10,2 mil pacientes esperam resultados de exames.

Com o grande volume de pacientes, a prefeitura tem improvisado atendimento com quatro barracas nos bairros de maior incidência. Com ar-condicionado, as tendas somam 61 leitos, que funcionam diariamente das 7h à meia-noite.

Entre as cidades com epidemia, há municípios de médio e grande porte, como Campinas e Ribeirão Preto. Na Baixada Santista, seis das nove cidades estão com epidemia --incluindo Santos e Guarujá.

Em Ribeirão, como em várias cidades, predomina o sorotipo 4. Como se trata de um vírus "novo" --reintroduzido no Brasil em 2010--, a maioria dos que já tiveram dengue não está imune a ele, pois foi infectada pelos outros tipos. Assim, a alta do tipo 4 pode agravar a situação no Estado.

Contrair dengue pela segunda vez amplia o risco de que ela ocorra de forma mais grave, diz o médico Marco Antonio Cyrillo, da Sociedade Brasileira de Infectologia.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que o combate à dengue cabe às prefeituras, mas que as apoia com capacitação de pessoal e suporte de ações --anualmente, o repasse é de R$ 40 milhões.

Os municípios informam que intensificaram o combate.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página