Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Opinião

Incapacidade de controle das prisões fica cada vez mais clara

CAMILA NUNES DIAS ESPECIAL PARA A FOLHA

A desativação do Carandiru, símbolo das mazelas prisionais, não produziu alteração no grave quadro da situação carcerária paulista.

O processo de encarceramento continua num ritmo assustador e, por mais unidades que sejam construídas, elas serão sempre insuficientes para dar conta da demanda crescente por vagas e já "nascem" superlotadas.

Relatos obtidos em visitas a unidades prisionais permitem compor um breve quadro dos dramas humanos escondidos atrás das muralhas.

Presos condenados e/ou com o regime semiaberto em unidades destinadas à presos provisórios; alimentação de péssima qualidade e em quantidade insuficiente; falta de colchões, de materiais de higiene e limpeza; presos doentes, com feridas expostas, fraturas, câncer em estágio avançado.

Difícil traduzir o horror do que se vê e do que se ouve nas prisões para o texto escrito. Carência de tudo, dores (físicas mesmo), desprovimento dos direitos mais básicos, miséria material e moral.

A superlotação é a ponta de um iceberg de problemas que tornam esse sistema caótico e ineficiente.

Num cenário em que a desproporção entre funcionários (mal pagos e desmotivados) e presos é cada vez maior, torna-se cada vez mais clara a incapacidade do Estado em exercer o controle nas prisões.

Diante disso, é considerando o estrito poder que o PCC exerce sobre a população carcerária que podemos compreender como é possível manter a ordem sobre o caos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página