Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cidade Universitária vai mudar iluminação para conter violência

Substituição das luminárias por lâmpadas de LED será concluída em 8 meses em campus da USP

Novo sistema terá fiação subterrânea e será usado também nos campi fora do Butantã, como a USP Leste

ANDRÉ MONTEIRO DE SÃO PAULO

A USP vai gastar R$ 39,5 milhões para mudar a iluminação externa na Cidade Universitária, na zona oeste de São Paulo. O contrato para a execução do serviço foi assinado ontem.

A instalação do novo sistema de iluminação está atrasada há mais de um ano.

As 3.200 lâmpadas de vapor de sódio serão trocadas por mais de 7.000 luminárias de LED, mais potentes, duráveis e econômicas, em oito meses. Segundo a reitoria, com a economia de energia será possível amortizar o investimento em quatro anos.

A instalação será realizada em etapas, mas em 90 dias as primeiras áreas já terão a nova iluminação, segundo estimativa da USP.

MORTE

O estacionamento da FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade), onde o aluno Felipe Ramos de Paiva morreu durante um assalto há dois anos, será um dos primeiros locais a ter a nova iluminação.

Após o crime e uma série de assaltos no campus, o reitor João Grandino Rodas tinha dito que mudaria a iluminação em até um ano.

Enquanto o problema não era resolvido, a Polícia Militar foi autorizada a fazer rondas no campus --em 12 meses os casos de roubo na região caíram pela metade.

TECNOLOGIA

A USP atribui a demora na melhoria da iluminação a impugnações das licitações e diz que serão privilegiados os locais com maior circulação de pessoas à noite.

A fiação será subterrânea, e a maioria dos postes terá dois suportes, um com a luz voltada para a rua e outro direcionado à calçada, para iluminar áreas de pedestres.

O contrato prevê ainda um sistema de monitoramento de falhas e a manutenção imediata das lâmpadas.

Haverá troca nas faculdades de medicina, direito, USP Leste e no interior. Nesses casos, as sete licitações, avaliadas em R$ 99 milhões, ainda não foram concluídas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página