Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Blitz acha menina de 13 anos em prisão masculina no RS

Ação encontrou garota em visita a namorado e mulher que fazia programas na cadeia

FELIPE BÄCHTOLD DE PORTO ALEGRE

Uma operação policial encontrou ontem uma mulher e uma menina de 13 anos dentro de uma prisão masculina de regime semiaberto em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre.

A Polícia Civil, com o apoio da Brigada Militar (a PM gaúcha) e da Superintendência de Serviços Penitenciários do Estado, cumpriu mandados judiciais dentro do Instituto Penal de Viamão.

Segundo a delegada Adriana da Costa, a adolescente fazia uma visita clandestina ao namorado. A garota, que era considerada desaparecida havia uma semana, foi levada para a delegacia. O pai foi chamado e assinou um "termo de entrega" da filha.

A mulher que estava na cadeia no momento da vistoria era prostituta e fazia programas na prisão, diz a polícia.

Em janeiro, uma outra vistoria também flagrou mulheres dentro da mesma cadeia.

Ontem, foram achados ainda um revólver, uma pistola, munição, drogas e celulares.

A operação também encontrou R$ 8.000 dentro de uma cela. Outros R$ 5.000 estavam em um carro estacionado fora da prisão.

No início do ano, a Justiça proibiu o Estado de encaminhar novos presos para o local. O número de detentos caiu de 480 para os 234 atuais.

O diretor-adjunto do Departamento da Segurança da Superintendência de Serviços Penitenciários, Alberi Pereira, diz que a estrutura física da cadeia é inadequada e que o Estado pretende fechá-la.

Segundo ele, o prédio foi adaptado de uma antiga unidade da Febem e não comporta a permanência de presos do semiaberto, modalidade em que o detento pode ser liberado para trabalhar fora da prisão e voltar à cadeia à noite.

Apenas uma tela separa a cadeia de um matagal, o que contribui para a entrada clandestina de pessoas e objetos.

Enquanto o projeto de construir uma unidade não sai do papel, a superintendência diz que irá reforçar a vigilância, reformar janelas e reduzir ainda mais o total de presos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página