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Clima e falta de orientação fazem turistas perder conexão duas vezes
MOACYR LOPES JUNIOR REPÓRTER-FOTOGRÁFICO RICARDO GALLO DE SÃO PAULOMau tempo e falta de orientação de funcionários faz grupo de turistas americanos perder duas vezes a conexão de voo para Fortaleza
A neblina que baixou ontem de manhã no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), foi um sinal de que a experiência no Brasil de um grupo de 11 turistas americanos não seria fácil.
O voo da Delta, saído de Atlanta, deveria ter pousado às 8h25, após dez horas de viagem, mas acabou desviado para Viracopos. Foi o tempo abrir e o avião enfim saiu de Campinas e pousou em Cumbica.
Só que já estava em cima da hora para que os turistas pegassem a conexão rumo a Fortaleza, onde passarão férias.
Resultado: perderam o voo, que sairia às 12h25. A Gol, responsável pelo trecho, os reacomodou no voo das 14h05.
Era para dar tudo certo, e os americanos --homens e mulheres de meia-idade, entre amigos e parentes-- se encaminharam para a fila.
Bastava fazer o check-in e embarcar, mas... nenhum funcionário da Gol falava inglês, diz Juliana Marcolini, 38, também na fila de conexão. Uma funcionária da Delta falou o mesmo à Folha.
A Gol diz estranhar o episódio, pois os atendentes falam inglês, e averigua o ocorrido.
Os turistas acharam que ficar na fila garantiria o embarque. Juliana percebeu que não e pediu aos atendentes que os passasse na frente. Mas já era tarde. Segundo a Gol, o grupo fez o check-in, mas não apareceu para embarcar.
E toca o grupo, cheio de malas, andar em busca de solução. A Delta resolveu: eles embarcaram no voo da Gol das 22h45. Os turistas chegariam a Fortaleza às 2h11 de hoje, dez horas após o horário original.
"Não gosto desse aeroporto... é confuso", disse a aposentada Hilda Fletcher, 74, que, apesar da feição cansada, abriu um sorriso: "Amo o Brasil. Já vim outras vezes e acho o povo caloroso e amigável".