Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

José Walter Bautista Vidal (1934-2013)

Físico responsável pelo Pró-Álcool

ESTÊVÃO BERTONI DE SÃO PAULO

José Walter Bautista Vidal costumava estudar tanto, mas tanto, que seu pai se via sempre forçado a desligar a luz de casa, à noite, para que o menino desgrudasse dos livros.

O esforço do rapaz de Salvador acabaria levando-o longe. Engenheiro civil pela federal da Bahia, fez mestrado no Rio e doutorado em física nuclear em Stanford, nos EUA.

Ocupou tantos cargos que ele mesmo usava "etc." no currículo. Professor da federal da Bahia, UnB e Unicamp, primeiro secretário estadual de Ciência e Tecnologia do país, pelo governo da Bahia, três vezes secretário de Tecnologia Industrial do Ministério da Indústria e Comércio, consultor das Nações Unidas, Unesco, OEA, BID, BNDES etc., foi um dos principais responsáveis pelo Pró-Álcool nos anos 70.

Filho de pai espanhol que teve padaria em Salvador, morou dos 12 aos 15 anos na terra dos pais. Foi para Brasília em 1973 e de lá não mais saiu.

Recebia convites para ocupar cargos sempre por razões técnicas, como conta a filha Aline, segundo a qual o sonho do pai era melhorar o país para as futuras gerações. Defendia que o Brasil tinha de desenvolver tecnologia própria.

Nunca parou de ler e escrever. Lançou 12 livros, como "De Estado Servil à Nação Soberana". Gostava de passar seus ensinamentos aos filhos nos almoços e abominava TV, por achar que ela deseduca e deforma o caráter. Era ainda amoroso e carinhoso, segundo a filha. De vida austera, seu único patrimônio era um apartamento de três quartos.

Tinha problemas cardíacos e descobrira uma hepatite B. Morreu no sábado (1º), aos 78, de falência de órgãos. Teve quatro filhos e seis netos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página