Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Avaliação negativa da gestão Haddad sobe de 14% para 21%

Datafolha aponta que, apesar do aumento da rejeição, petista lidera popularidade em começo de 1º mandato

Proporção dos que consideram governo bom ou ótimo também cresceu, porém em menor intensidade

DE SÃO PAULO

A proporção de moradores de São Paulo que considera ruim ou péssima a gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) subiu de 14% para 21%, entre abril e junho, aponta pesquisa do Datafolha.

Apesar do aumento da rejeição no período, Haddad ainda é o prefeito mais bem avaliado em começo do primeiro mandato desde a volta das eleições diretas.

Se a rejeição à gestão aumentou, o volume de pessoas que classifica a administração como ótima ou boa também subiu, de 31% para 34% --variação menor do que a avaliação negativa.

Diminuíram no período as opções "regular" (42% para 37%) e "não sei responder" (de 13% para 9%).

A pesquisa foi realizada nos dias 6 e 7 deste mês e possui margem de erro de três pontos percentuais.

TOMADA DE POSIÇÃO

Em outra pergunta, 58% disseram que a prefeitura petista fez menos do que se esperava. Em abril, eram 49%.

Em entrevista veiculada ontem no programa "TV Folha", o diretor geral do Datafolha, Mauro Paulino, afirmou que "a população está tomando conhecimento da gestão do Haddad e começa a tomar posição".

O primeiro dia da pesquisa foi anterior ao primeiro protesto contra o aumento da tarifa de ônibus; já o segundo captou as manifestações.

No final de maio, a prefeitura anunciou que a passagem aumentaria de R$ 3 para R$ 3,20, reajuste de 6,7%.

A inflação desde o último aumento, em janeiro de 2011, foi de 15,5%, de acordo com o IPCA (índice oficial, calculado pelo IBGE).

Houve violentos protestos contra o reajuste, incluindo confrontos dos manifestantes com a PM. Na quinta à noite, por exemplo, foram interditadas vias como 23 de Maio, Nove de Julho e Paulista.

Em maio, Haddad também enfrentou uma greve dos professores, que durou 23 dias.

Por outro lado, ele anunciou aumento do piso salarial dos servidores e novas regras para inspeção veicular, que deixará de ser anual para começar a ser cobrada a partir do 4º ano de licenciamento.

Entre moradores com renda familiar de até dois salários mínimos, 37% entendem que a gestão Haddad é ótima. Já entre os com renda superior a dez salários mínimos, a proporção é de 22%.

HISTÓRICO

A proporção média de moradores que considera o início da gestão de Haddad ótima ou boa (34%) supera a avaliação positiva em primeiro mandato dos prefeitos desde Jânio Quadros (16% em 1986), quando as eleições diretas ao posto retornaram.

O segundo mais bem avaliado é o tucano José Serra, com 30%, em 2005.

Apesar da avaliação melhor que a dos antecessores, a nota que a administração Haddad recebeu da população caiu de 5,9, para 5,4.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página