Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Brasileiros no exterior fazem atos em apoio a manifestantes

SIDNEY GONÇALVES DO CARMO DE SÃO PAULO

Em solidariedade, brasileiros espalhados pelo mundo se mobilizaram ontem para apoiar os protestos contra o aumento da tarifa de ônibus, metrô e trem nas principais cidades do Brasil.

Na tarde de ontem, mais de 2.800 brasileiros se organizaram nas cidades de Dublin (Irlanda), Berlim (Alemanha), Nova York (EUA), Boston (EUA) e Montréal (Canadá).

Em Dublin, cerca de 2.000 pessoas participaram do protesto que foi batizado de "Brazil Awakening Dublin" (em tradução literal, "o Brasil despertando Dublin").

Segundo a organização, a ideia de promover uma concentração, sem incluir caminhadas pela cidade, foi determinação da polícia, para evitar transtornos no trânsito.

"Tínhamos pouco mais de 3.000 presenças confirmadas no Facebook, mas não imaginávamos que as pessoas de fato fossem para a rua", surpreendeu-se Andréa Cordeiro, uma das organizadoras.

Em Nova York, os brasileiros tiveram dificuldades para realizar o evento no Central Park. Cerca de cem manifestantes, a maioria estudantes na faixa de 20 anos, se reuniram no local com cartazes. Contudo, o movimento teve de ser remarcado devido à falta de permissão da polícia.

"Apenas os estudantes internacionais politizados e com uma situação boa no Brasil foram manifestar."

Em Berlim, na Alemanha, cerca de 350 pessoas se reuniram na Kottbusser Damm, importante via da cidade. A polícia acompanhou o protesto, que foi apoiado por membros do movimento turco.

Apesar da chuva, 150 pessoas protestaram em frente ao consulado brasileiro em Montréal, no Canadá, em uma mobilização convocada no Facebook pelo movimento Democracia Não Tem Fronteiras. A mestranda Ana Cláudia Costa fez um cartaz pedindo menos samba e mais dignidade.

Com bandeiras do Brasil e faixas verdes e amarelas, os manifestantes levaram cartazes --em português, inglês e francês-- criticando a realização da Copa do Mundo e da Olimpíada no Brasil.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página