Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Saiba mais

Filosofia 'black bloc' prega desobediência

DE SÃO PAULO

O "black bloc" ("bloco negro") não é um grupo específico de manifestantes, mas sim uma forma violenta de agir adotada por manifestantes anarquistas.

A tática "black bloc", anticapitalista, consiste em "causar danos materiais às instituições opressivas".

Na prática: depredar estabelecimentos privados --agências bancárias entre eles-- e pichar paredes, como ocorreu ontem.

Participantes de ações do tipo se vestem de preto e usam máscaras, de forma a não ser identificados e se misturar à multidão.

A intenção é pregar a desobediência civil. Um vídeo em inglês na internet diz que o objetivo dos adeptos da tática "black bloc" não é protestar, mas agir para mostrar por meio da força que "a polícia e o Estado não têm tanto poder quanto tentam nos convencer".

Essa postura de subverter o poder e a lei não significa, segundo o vídeo, que seus membros não sejam éticos, humanitários e que não se preocupem com o próximo.

Em São Paulo, o grupo demonstrou ter planejado sua participação nas manifestações: além de levar faixas e cartazes contra a mídia, também portavam um computador e um projetor, usados para exibir imagens em fachadas de prédios.

Após protesto na zona sul, participantes do "black bloc" paulistano fizeram uma reunião espontânea e sem líderes, para discutir a possibilidade de um encontro fora das manifestações.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página