Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Câmara dos pelados

Após 8 dias acampados no Legislativo municipal de Porto Alegre, jovens tiram a roupa e posam para fotos para comemorar resposta a parte de suas reivindicações

FELIPE BÄCHTOLD DE PORTO ALEGRE

Primeira grande cidade do país a ter protestos contra o aumento da tarifa de ônibus neste ano, Porto Alegre viu na noite de quarta mais uma inovação de seus manifestantes.

Cerca de 20 jovens que integram o Bloco de Luta Pelo Transporte Público, grupo que reúne entidades que pedem o passe livre, posaram nus dentro da Câmara Municipal para fotos que depois eles próprios postaram nas redes sociais.

O "ensaio fotográfico" foi uma comemoração do grupo, acampado no plenário da Casa desde a semana passada, pela resposta a parte de suas reivindicações.

Mesmo sem roupa, os jovens, "tímidos", cobriram o rosto. Eles se posicionaram para as fotos em frente a uma galeria de retratos de ex-integrantes da Câmara. A atitude chocou políticos do Estado.

MANUELA

Uma das indignadas foi a deputada federal Manuela D'Ávila (PC do B). Em uma das fotos que caíram no Facebook, um jovem só de cueca aparece segurando um retrato da congressista retirado da parede da Câmara, onde ela já foi vereadora.

Em seu Twitter, Manuela disse achar um "absurdo" a iniciativa dos manifestantes e criticou quem "relativiza a democracia representativa".

DEPRIMENTE

O presidente da Câmara, Thiago Duarte (PDT), afirmou que a imagem é "deprimente" e desrespeitosa com a instituição.

"Se querem fazer sexo grupal, que vão fazer em um local privado, não em um local público", disse à Folha.

Duarte se tornou um dos principais alvos dos manifestantes após recorrer à Justiça para a desocupação o prédio.

O grupo, que chegou a contar com 400 manifestantes dentro da Casa, só aceitou sair do local após uma audiência presidida por uma juíza de Porto Alegre.

Os últimos integrantes deixaram a Câmara na manhã de ontem.

CAUSA LGBTT

Integrante do Bloco de Luta, Luciano Barcellos, que participou da audiência, disse que a iniciativa de bater as fotos partiu de um pequeno grupo de ativistas ligados à causa LGBTT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e transgêneros), que também fazem parte do movimento.

"Eles entendem que o corpo não é um problema", diz.

Barcellos --que não aparece nas fotos-- critica o que chama de "falso moralismo" e diz que o bloco tem integrantes de "todo o prisma da esquerda" e respeita cada tipo de protesto.

OCUPAÇÃO

A manifestação dentro da Câmara durou oito dias e tinha como objetivo conseguir a abertura das planilhas de custos das empresas de ônibus e a passagem gratuita.

Na audiência de conciliação, ficou decidido que a desocupação ocorreria depois que dois projetos de lei sobre o tema fossem protocolados na Casa.

A juíza Cristina Silva, que mediou o acordo, afirmou que a desocupação foi "pacífica" e sem prejuízos ao Legislativo.

O Bloco de Luta promove protestos em Porto Alegre desde março, quando a passagem de ônibus da cidade foi reajustada para R$ 3,05.

Após uma série de manifestações, o valor foi reduzido para R$ 2,80.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página