Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Neve atinge pelo menos 128 cidades brasileiras

Curitiba, capital paranaense, tem neve pela primeira vez em 38 anos

Em Santa Catarina, a mínima atingiu -7,7ºC em serra; 92 cidades do Estado registraram neve desde anteontem

DE PORTO ALEGRE DE CURITIBA

O frio que atinge o Sul do país já provocou neve em ao menos 128 cidades da região nesta semana e fez com que Curitiba e Florianópolis vivessem um dia histórico ontem.

Na capital paranaense, nevou pela primeira vez em 38 anos. Já em Palhoça, cidade vizinha à Florianópolis, o morro do Cambirela amanheceu com o topo coberto de neve e ganhou um visual que lembrava o dos Andes por algumas horas pela manhã.

Só em Santa Catarina, 92 cidades registraram neve nos últimos dois dias. A mínima atingiu -7,7ºC na serra do Estado na manhã de ontem.

Segundo o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia) de Santa Catarina, ao menos desde a década de 90 não nevava em tantos municípios do Estado.

Em Curitiba, a neve caiu por poucos minutos, surgiu em apenas alguns bairros e não chegou a acumular nos carros e telhados.

A expectativa era grande na cidade e levou muita gente a passar a noite acordada. Alguns moradores foram ainda cedo aos parques da cidade na esperança de vê-la cair.

Por volta das 8h, a neve veio, com mais intensidade no sul da capital, durou pouco mais que dez minutos e derreteu ao tocar o solo. Quem mora na região central ficou no grupo dos "sem neve", ou só viu chuva congelada.

O morro em Palhoça, próximo a Florianópolis, não registrava neve desde 1984. Moradores da capital catarinense foram a cidades próximas para observar as paisagens cobertas de branco.

A neve também gerou problemas e danificou dezenas de imóveis no norte de Santa Catarina e no sul do Paraná.

Em Guarapuava (centro-sul do Paraná), a precipitação teve acúmulo de até 12 cm. Três estabelecimentos e dois ginásios foram destruídos devido à neve nos telhados, que desmoronaram.

Três estradas estaduais catarinenses e outras quatro BRs foram fechadas na noite de anteontem devido à neve. Duas pessoas morreram na BR-227, após um carro e um caminhão bateram depois de uma derrapagem.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página