Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Estado cria grupo para aprimorar as estatística de crimes

Um dos objetivos de comissão é que dados sobre violência sejam divulgados diariamente

DE SÃO PAULO

Especialistas vinculados a ONGs, a universidades a aos Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança) vão analisar mensalmente todos os dados estatísticos da segurança pública paulista.

Eles irão compor a Câmara Técnica de Análise, Pesquisa e Estatísticas em Segurança Pública e Atividade Policial.

Um dos objetivos é sugerir medidas para que as estatísticas criminais deixem de ser publicadas mensalmente e passem a ser divulgadas diariamente na internet.

"Cada morador da cidade tem o direito de saber se sua rua é violenta, qual horário os crimes mais acontecem para poder se precaver e planejar sua vida", diz Renato Sérgio de Lima, um dos coordenadores da comissão.

A primeira reunião do grupo será no dia 2 de agosto.

A ideia é que as mudanças nas estatísticas sirvam para melhorar o planejamento das ações policiais. Assim, crimes que hoje não são tabulados pela equipe da Secretaria da Segurança Pública poderão ser analisados com mais cuidado.

Três deles poderão ser incluídos na divulgação dos dados estatísticos: arrastão (roubo em série), furto de caixa eletrônico e sequestro-relâmpago. A definição, porém, só deverá acontecer após as primeira reuniões do grupo.

As instituições que participarão da câmara são o Instituto São Paulo Contra a Violência, o Instituto Sou da Paz, o Fórum Brasileiro da Segurança Pública, a Fundação Seade, a USP e representantes da Segurança Pública e das polícias Civil e Militar.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página