Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Van despenca do Einstein e mata pedestre

Veículo de entregas desceu rampa do hospital, bateu em mureta e caiu na calçada sobre jardineiro que ia para o trabalho

Motorista tinha a carteira de habilitação vencida e do tipo que não permite conduzir veículo de carga

DE SÃO PAULO

Um homem morreu ontem de manhã atingido por uma van desgovernada, que caiu de uma rampa no hospital Israelita Albert Einstein, na zona oeste de São Paulo.

O jardineiro Alzemar Vieira Costa, 41, repetia a mesma rotina matinal havia dois meses.

Por volta das 7h, descia do ônibus Jardim das Palmas no ponto da rua Padre Lebret, no Morumbi, e caminhava até a casa em que trabalhava, passando diante do portão A do hospital.

Ontem, nesse trecho, o baiano morador de Interlagos foi atingido pela van no sentido mais improvável possível: o veículo despencou sobre ele.

Socorrido pela equipe médica do hospital, Costa não resistiu aos ferimentos.

A van que o atingiu havia subido uma rampa até o setor de docas para a entrega de laticínios no hospital.

CARTEIRA VENCIDA

O motorista, Rafael Marcio Dias, 29, deixou o veículo ligado para manter a refrigeração do baú, onde são guardados leites e sucos. Ao sair do carro, ele teria se esquecido de puxar o freio de mão.

Após descer a rampa em curva, ganhando velocidade, a van se chocou contra uma mureta e se projetou sobre a calçada, despencando de uma altura de pelo menos oito metros, onde Costa passava a caminho do trabalho.

Ao perceber o ocorrido, o motorista entrou em estado de choque e também teve de ser atendido pela equipe de emergência do Einstein.

Ele dirigia com a carteira de motorista vencida desde janeiro. Sua habilitação, do tipo B, também não era adequada à condução de veículos de carga mais pesados. Para esse tipo, é necessária uma licença do tipo C.

O acidente está sendo investigado pela Polícia Civil.

Durante a manhã, o local foi isolado para perícia. Se a investigação policial o apontar como responsável, o motorista pode ser indiciado por suspeita de homicídio culposo --sem a intenção de matar.

'IMPRUDENTE'

A família de Costa foi informada do acidente pela equipe do Einstein, que disse que o jardineiro havia se machucado e estava no hospital.

Costa é natural de Cruzeiro do Sul (BA) e vivia em São Paulo havia 23 anos, com a mulher e dois filhos.

"Acho que foi uma imprudência do motorista. Estamos tentando entender o que aconteceu", disse Renan Costa, 21, filho da vítima.

Eliane Gonçales, 39, comadre de Costa, trabalha como babá na mesma casa em que ele atuava como jardineiro e diz que chegou a lhe oferecer carona. "Fui para o trabalho de carro com o meu marido. Mas ele preferiu ir de trem e de ônibus como sempre."

Em nota, a empresa Xandô, que fornece as bebidas para o hospital, lamentou o acidente e informou que a distribuidora Fort Transportes Ltda., não localizada até a conclusão desta edição, era responsável pela entrega.

"O motorista do veículo que desgovernou trabalha na distribuição há 12 anos, sendo que há cinco anos faz entregas no Hospital Israelita Albert Einstein; a Xandô está atenta aos acontecimentos, acompanhando os desdobramentos e as conclusões da investigação", diz ainda o texto.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página